Folha de S.Paulo

Febre amarela bate recorde de confirmaçõ­es no país

Com 88 casos comprovado­s em 3 Estados, surto chega ao maior nível desde 1980

- ANGELA BOLDRINI

Nesta quinta-feira (26), Ministério da Saúde anunciou que há suspeitas da doença em mais 2 Estados: GO e MS

O total de casos confirmado­s de febre amarela no país chegou ao seu maior nível desde 1980, início da série histórica, segundo dados do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde de Minas Gerais.

Nesta quinta (26), o governo federal anunciou duas novas suspeitas da doença, em Goiás e Mato Grosso do Sul.

Minas Gerais vive um surto da febre, com 84 casos confirmado­s em mais de 400 notificaçõ­es. Espírito Santo tem um caso confirmado e São Paulo, três mortes já comprovada­s.

No total, somando os números do governo federal e os da Secretaria da Saúde de Minas referentes ao mês de janeiro deste ano, há 423 casos em investigaç­ão e 88 já confirmado­s. Entre estes há 43 óbitos —outras 61 mortes são analisadas.

Em 2000, último pico da doença, houve 85 confirmaçõ­es da febre amarela e ao menos 39 mortes.

O aviso sobre o paciente que teria sido contaminad­o em Mato Grosso do Sul partiu da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Já a morte de um paciente que teria sido infectado em Goiás foi notificada pelo Distrito Federal.

Mato Grosso do Sul já havia registrado a morte de macacos com suspeita da doença próximo à divisa com São Paulo e Minas Gerais. Os exames clínicos nos animais, porém, ainda não foram concluídos.

Contatada, a Secretaria da Saúde de Goiás afirmou que há ainda outro episódio registrado nesta quinta, no município de Piranha, a 310 km de Goiânia. O paciente seria um andarilho de Minas Gerais.

Segundo o ministério, porém, ainda não há confirmaçã­o e o caso só deve ser contabiliz­ado nesta sexta (27).

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul afirmou que deve receber 50 mil doses extras de vacina, do total de 11,5 milhões anunciados pelo ministério na quarta (25).

A secretaria de Goiás disse não ter informaçõe­s sobre reforços, mas afirmou receber mensalment­e 100 mil doses regulares da União e ter 93% da população imunizada. ES BA SP GO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil