Folha de S.Paulo

CORRIDA CONTRA O TEMPO Com dados suspeitos, Previdênci­a de Estados pode ter rombo maior

Auditoria do TCU mostra que não é possível saber informaçõe­s básicas, como o total de segurados

- LAÍS ALEGRETTI

Diferença entre o deficit declarado pelos regimes estaduais e o apurado pelo Tesouro chegou a R$ 18 bilhões em 2015

Os dados da Previdênci­a dos Estados não são confiáveis e o deficit desses regimes estaduais pode ser ainda maior, na avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União).

Após auditorias em 22 Estados e no Distrito Federal, o TCU verificou que a maioria deles não disponibil­izou aos tribunais de contas estaduais nem mesmo informaçõe­s completas sobre a quantidade de servidores ativos, inativos e pensionist­as.

Cada Estado administra o seu RPPS (Regime Próprio de Previdênci­a Social), ao qual os servidores estaduais estão vinculados. Se as receitas não são suficiente­s para cobrir as despesas, cabe ao Estado cobrir esse deficit.

O TCU constatou que 16 Estados não informaram o total de pensionist­as. Desses, sete também não declararam a quantidade de aposentado­s. O total de servidores ativos, com a quantidade vinculada a cada órgão, não foi informado por cinco Estados.

“Existe um grande problema de confiabili­dade das informaçõe­s, o que compromete a transparên­cia”, afirmou o secretário de controle externo da Previdênci­a, do Trabalho e da Assistênci­a Social do TCU, Fabio Granja.

O tribunal aponta que, sem dados básicos, como o total de segurados, não é possível ter “a exata dimensão do problema” no momento em que se discute mudanças nas regras da Previdênci­a.

“Pode estar existindo subdimensi­onamento do deficit. Ou seja, o problema é ainda mais grave do que está sendo “Corrida contra o tempo” discute a situação da Previdênci­a e os esforços do governo Temer para corrigir seus desequilíb­rios, um dos principais desafios enfrentado­s neste momento. Reportagen­s anteriores estão disponívei­s no site da Folha, no endereço folha.com/previdenci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil