Folha de S.Paulo

Como Jaks, criou uma família de cabeleirei­ros

- ISAIAS ALVES ROSA (1961-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES AURÉLIO PEREIRA DE SOUZA FILHO (LELO) - Deixa irmão, irmãs, sobrinhos e sobrinhas. Cemitério Jardim da Saudade. PEISE KOGAN - 7, Vila Real. PETER ARNSDORFF -

Tudo começou em uma conversa de barbearia. Isaias, com apenas 17 anos, se queixava do trabalho na fábrica da Embraer. O problema não era o serviço, era o lugar fechado. Veio então a sugestão: já pensou em ser cabeleirei­ro?

Foi assim que o rapaz começou na carreira que o deixou conhecido em São José dos Campos, no interior paulista. Ganhou do barbeiro e amigo Jorginho um kit com tesoura, pente, secador e navalha. O suficiente para iniciar o curso de cabeleirei­ro.

Em dois meses, abriu o próprio salão e acabou rebatizado. “Isaias não serve para cabeleirei­ro, é mais nome de pastor”, dizia um amigo. Jaks foi então o apelido escolhido.

Já com o nome certo, mostrou que tinha jeito para o comércio. O talento não estava só na tesoura, mas também nas conversas. Extroverti­do, atraía a freguesia com piadas, histórias da família e da cidade mineira de Conceição dos Ouros, que deixou aos 15 anos.

Com o tempo, trouxe os irmãos, um por um, para São José do Campos e para seu salão. Juntos, eram cinco irmãos cabeleirei­ros —apenas os dois mais novos ficaram em Minas.

No interior paulista, recordavam a cidade natal nas modas de viola. Pedida certa nos encontros de família e até em bares da cidade, sempre no improviso, nunca envolvendo dinheiro na brincadeir­a.

O mesmo acontecia quando encarnava a dupla de palhaços “Marmita e Marmota” com um primo. Arriscava em festinhas infantis e eventos da cidade, sempre terminando com uma palhinha no violão.

Cardíaco, morreu no dia 19, aos 55, após um infarto. Deixa cinco filhos, seis irmãos, além de primos e amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Aos 93, casado com Betty Kogan. Deixa a filha Siomara, netas e bisnetas. Cemitério Israelita do Embu, Estrada Keiichi Matsumoto, VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

Aos 82, casado com Marianne Arnsdorff. Deixa as filhas Sandra e Deborah e netos. Cemitério Israelita do Butantã, av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 5530, Butantã.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil