Folha de S.Paulo

Disputa acirrada é definida com tecnologia

-

DE SÃO PAULO

O duelo entre os rivais Roger Federer, 35, e Rafael Nadal, 30, neste domingo (29) foi acirrado. O suíço levou mais de três horas para vencer a final do o Aberto da Austrália em cinco sets de disputa. A parciais foram de 6-4, 3-6, 6-1, 3-6 e 6-3.

A decisão da partida veio com um desafio, pedido pelo espanhol. A tecnologia usada para os definir pontos é usada desde 2002. Câmeras espalhadas pela quadra analisam e geram uma projeção em 3D das jogadas. Esse tira-teima foi usado pelos árbitros para definir o ponto do título de Federer.

Ao se tornar campeão de um Grand Slam novamente após cinco anos, o suíço quebrou sua tradiciona­l frieza e comemorou efusivamen­te. O veterano pulou e gritou.

“Estou sem palavras”, disse ao levar o troféu. “Para mim, esse título é tudo, pelo retorno e por fazer uma grande jogo com o Rafa [Nadal]”.

No primeiro set neste domingo, Federer abriu vantagem de dois games sobre o espanhol. O suíço manteve seu

ROGER FEDERER

tenista, após vitória na Austrália jogo até fechar com 6 a 4.

Nadal levou o segundo set com mais facilidade, 6 a 3. Ele chegou a ter 4 a 0 no placar.

O terceiro set foi o que terminou com a maior vantagem da disputa: 6 a 1 para o suíço.

Rafael Nadal levou o quarto set, 6 a 3. Ao final, o Federer precisou pedir um intervalo para atendiment­o médico na coxa direita.

Ele retornou para o último set atacando com força. Nadal, no entanto, teve o primeiro game do set decisivo, o mais disputado do jogo. Federer virou e fechou com 6 a 3, após o pedido de desafio.

Esse foi o 35º confronto entre os tenistas. Federer venceu 12. Os dois não se enfrentava­m desde 2015 e a última final de Grand Slam entre eles foi no Aberto da França, em 2011, conquistad­o por Nadal.

“fez foi incrível. No tênis não existe empate, mas se houvesse, aceitaria empatar o jogo com ele

 ?? William West/AFP Photo ?? Federer comemora confirmaçã­o de ponto pelo árbitro depois de auxílio da tecnologia
William West/AFP Photo Federer comemora confirmaçã­o de ponto pelo árbitro depois de auxílio da tecnologia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil