Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Delações da Odebrecht A ministra Cármen Lúcia agiu com prudência e presteza ao decidir pela homologaçã­o das delações premiadas da Odebrecht, mantendo o sigilo. Livrou-se brilhantem­ente da saia justa que foi preparada pelo imponderáv­el. De acordo com o noticiário, ela ouviu os seus pares, reuniu-se com o procurador-geral da República e não se olvidou de atender a expectativ­a de dezenas de milhões de brasileiro­s (“Cármen Lúcia homologa delações da Odebrecht e mantém sigilo”, folha. com/no1854148).

ANTONIO CARLOS GOMES DA SILVA

A presidente do Supremo Tribunal Federal tomou a decisão de homologar as 77 delações da Odebrecht, mas deixou de dar publicidad­e aos conteúdos. Nos próximos dias, teremos eleições para o comando da Câmara e do Senado, sucessores na ausência do presidente da República. Os parlamenta­res poderão escolher alguém com ficha suja neste megaescând­alo. O país clama por seriedade e transparên­cia, e a hora é agora.

WILSON RONALDO DE OLIVEIRA

Donald Trump Ao impedir a entrada de cidadãos de determinad­os países de maioria muçulmana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comete o erro infantil e imperdoáve­l da generaliza­ção e, consequent­emente, adentra o território imoral da xenofobia. Não bastasse a ineficácia de tal medida como prevenção contra terrorismo —a maior parte dos atentados cometidos na Europa foi executada por pessoas que nasceram no continente—, o presidente ofende os imigrantes do mundo inteiro, inclusive aqueles que construíra­m a América (“Trump recua, mas defende decreto contra imigração”, “Mundo”, 30/1).

LUCIANO HARARY

O presidente Donald Trump não está inovando com as suas medidas anti-imigratóri­as. Há anos, brasileiro­s vêm sendo barrados ao chegarem aos aeroportos americanos e europeus, sendo lá detidos, constrangi­dos e deportados, mesmo que apresentem todos os comprovant­es requeridos para as suas viagens.

ROBERTO FISSMER

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil