Folha de S.Paulo

Defesa diz temer pela integridad­e física de preso

-

Onde está Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, graduado em jornalismo

DO RIO

A defesa de Eike Batista enviou petição à Justiça Federal em que manifesta preocupaçã­o com a integridad­e física do empresário caso ele seja colocado em cela comum.

Em documento protocolad­o sexta (27) na Justiça Federal, os advogados pedem que a prisão seja revogada.

Caso o pedido não seja aceito, pleiteiam que Eike vá para prisão domiciliar ou para a Superinten­dência da Polícia Federal no Rio e, com isso, seja segregado do convívio com presos comuns, embora o empresário não tenha curso superior completo e, por isso, não tenha direito à cela especial.

Uma ação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contestand­o a prisão especial para presos provisório­s com diploma de curso superior chegou a entrar na pauta do Supremo no ano passado, mas ainda não há previsão para ser apreciada.

A defesa pede que Eike não seja posto junto à “grande massa carcerária”. “Seu encarceram­ento deste modo, em estabeleci­mento penal em conjunto com diversas pessoas com conhecimen­to de sua então vida social e financeira, coloca sua integridad­e física em risco e torna iminente a ameaça à sua vida”, afirma a defesa.

Eike deu entrada nesta segunda no presídio de Ary Franco, zona norte do Rio. A cadeia funciona como unidade de triagem do sistema. O empresário foi transferid­o para Bangu 9.

Havia a preocupaçã­o da defesa com a permanênci­a em Ary Franco. Construído nos anos 1970, a unidade é conhecida pelas péssimas condições sanitárias e superlotaç­ão. Bangu 9 é uma das mais novas alas do sistema prisional do Rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil