Folha de S.Paulo

Rádio gagá

-

RIO DE JANEIRO - Sem aviso prévio, o Rio perdeu nesta quarta (1º) uma das poucas rádios que interessav­am a quem gosta de música brasileira em suas mais variadas vertentes: a MPB FM.

A programaçã­o foi interrompi­da no primeiro minuto do dia. Ironicamen­te, a última canção executada foi uma versão de Zeca Pagodinho para “Quem te Viu, Quem te Vê”, de Chico Buarque: “Quem não a conhece não pode mais ver pra crer/ Quem jamais a esquece não pode reconhecer”. Assim como a rádio, ela foi interrompi­da abruptamen­te, antes de acabar.

Susto maior que o dos ouvintes, só mesmo o dos funcionári­os, que ficaram sabendo na tarde de quarta que não teriam mais emprego a partir desta quinta (2). O Grupo Bandeirant­es, dono da emissora, disse apenas que se tratou de uma “decisão estratégic­a”. O espaço da MPB FM no dial passou a ser ocupado pela BandNews, agora duplicada.

Dedicada exclusivam­ente à músi- ca popular brasileira, a rádio se destacava por não veicular apenas a produção mais comercial e massificad­a, abrindo espaço para artistas iniciantes, desconheci­dos e esquecidos. Também os recebia para que falassem sobre seus trabalhos e carreiras, coisa rara de se encontrar nas FMs.

Veiculava ainda shows ao vivo entremeado­s por bate-papo com os músicos, no programa Palco MPB, apresentad­o por Fernando Mansur. Apesar de circunscri­ta aos sons nacionais, abarcava imensa variedade de gêneros, do samba ao rock.

Para os ouvintes cariocas que fogem dos jabás, restou basicament­e a rádio Roquette Pinto (94.1 FM). Estadual, ela ratifica a importânci­a de ter veículos que não dependam de publicidad­e privada, abrindo espaço para sons alternativ­os de modo ainda mais radical que a finada MPB.

Agora, só sobrou ela. E do jeito que vai o governo Pezão, não se sabe até quando. marco.canonico@grupofolha.com.br MATIAS SPEKTOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil