Folha de S.Paulo

Empresário divide cela com outros alvos da Lava Jato

- DO RIO

A Justiça negou pedido de habeas corpus em favor de Eike Batista. Na decisão, a 1ª Turma Especializ­ada do Tribunal Federal da 2ª Região rejeitou pedido para que o empresário cumprisse prisão domiciliar. Com a negativa, o empresário segue no presídio de Bangu 9, onde está preso desde segunda-feira (30).

Ele divide a cela da cadeia pública Bandeira Stampa, em Bangu 9, zona oeste do Rio, com o doleiro Álvaro José Galliez Novis e Wagner Jordão Garcia, também presos na Operação Eficiência, braço da Lava Jato no Rio.

A cela, de 15 m², tem televisão e ventilador. Imagens exibidas nesta terça-feira (31) pelo “Jornal Nacional” mostram uma garrafa de água mineral, um livro, roupas e sacos plásticos sobre a parte de cima de uma beliche, onde o empresário passou a sua primeira noite.

Há ainda pacotes de biscoito sobre uma bancada e uma série de garrafas d’água no cárcere. Outra imagem mostra uma marmita oferecida no presídio, com arroz, farofa e salsicha. O banheiro é separado por duas paredes, sem porta, e tem apenas um vaso sanitário no nível do chão. O presídio passa por raciona- mento de água.

Eike foi transferid­o para Bangu no começo da tarde de segunda (30), horas depois de ser preso, durante a operação deflagrada pela Polícia Federal no dia 26.

Ele estava na cadeia de Ary Franco, zona norte do Rio, que funciona como unidade de triagem. Havia a preocupaçã­o de que Eike ficasse na unidade, construído no fim dos anos 1970, conhecida pelas péssimas condições sanitárias e superlotaç­ão —pre- sos convivem com ratos, morcegos e baratas. Muitas das celas estão no subsolo.

Quando a operação foi deflagrada, o empresário estava fora do país e foi considerad­o foragido pela Justiça, procurado pela Interpol (Polícia Internacio­nal). Seus advogados negaram, na ocasião, que ele tivesse fugido.

Ele teve a prisão decretada depois que dois doleiros fizeram acordos de delação premiada e contaram que ele pagou US$ 16,5 milhões em pro- pina ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), que tem diploma de curso superior e está preso em cela especial em Bangu 8.

O “Jornal Nacional” também exibiu nesta quarta (1º) imagens da cela onde Cabral está detido, no complexo de Bangu. As imagens mostram um beliche, onde havia uma biografia no líder britânico Winston Churchill, ventilador­es, uma televisão pequena e baldes usados na limpeza do banheiro.

 ?? Reprodução/TV Globo ?? Imagens mostram condições das celas de Eike Batista (à esq.) e também de Sérgio Cabral
Reprodução/TV Globo Imagens mostram condições das celas de Eike Batista (à esq.) e também de Sérgio Cabral
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil