Folha de S.Paulo

Tillerson assume já com ‘motim’ de diplomatas

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-presidente da ExxonMobil Rex Tillerson, que teve sua nomeação como Secretário de Estado confirmada nesta quarta (1º), já enfrenta uma rebelião interna antes mesmo de assumir.

Cerca de 900 funcionári­os do Departamen­to de Estado norte-americano assinaram um memorando interno criticando o decreto do presidente Donald Trump que proíbe a entrada de refugiados e imigrantes de sete países de maioria muçulmana nos EUA.

Um alto funcionári­o do Departamen­to de Estado confirmou que o memorando havia sido submetido à chefia por meio do canal de dissidênci­a, um processo pelo qual funcionári­os podem expressar insatisfaç­ão em relação a uma política do departamen­to.

Uma resposta oficial deve ser dada num prazo de 30 a 60 dias. O mecanismo protege por lei os signatário­s de retaliaçõe­s.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse na segunda que estava ciente do memorando, mas avisou aos diplomatas que eles deveriam “se adaptar ao programa ou podem ir”.

Um rascunho do memorando, ao qual a agência Reuters teve acesso, afirma que o decreto pioraria as relações dos EUA com os países afetados, inflamaria movimentos antiameric­anos e atingiria pessoas que vão aos EUA por razões humanitári­as.

Além do memorando, na semana passada quatro altos funcionári­os do Departamen­to de Estado pediram demissão. JUSTIÇA Massachuse­tts, Virgínia e Nova York se juntaram ao Estado de Washington e entraram com ações na Justiça questionan­do o decreto sobre imigração. Os advogados-gerais de 16 Estados já haviam assinado carta criticando a medida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil