Folha de S.Paulo

Arquibanca­da grita ‘mata’ e ‘destrói’ em batalha de robôs na Campus Party

- RICARDO AMPUDIA

Se um evento consegue traduzir com precisão o que é o espírito geek de uma Campus Party, provavelme­nte é a Batalha de Robôs.

Um caixote de vidro sustentado por vigas de aço serve de arena para dois protótipos lutadores, desenvolvi­dos por estudantes de mecatrônic­a de universida­des e clubes de robótica. Ao redor, uma massa de jovens se aglomera sentada em uma arquibanca­da de madeira ou apoiada no guarda-corpo enquanto gritam palavras de apoio.

“Destrói ele”, “Mata, mata” e até um confuso “Os robôs vão destruir a humanidade” são ouvidos.

Nos bastidores, enquanto os animadores entretêm o público com um campeonato de “Mortal Kombat” no telão, a equipe Ogrobots, de Sorocaba, dá os últimos ajustes no Bugalele, robô equipado com um martelete na dianteira.

“Esse robô já tem três anos de competição, é vice-brasileiro. Mas o robô deles também é forte, vamos ver”, comenta Renan Martines, um dos membros da equipe.

“Eles” são os estudantes da PUC-Rio, que já tem o Touro Light, um robô meio quadradão de 27 kg com um rolo giratório em uma das faces, posicionad­o na arena.

“A equipe já participa de batalhas há 14 anos, nós estamos há um ano e pouco.” O desempenho do robô? “Ah, tem sido decente”, confessa Matheus Loriato, enquanto anda de um lado para o outro esperando o gongo soar.

O juiz autoriza, e Bugalele sai em disparada na caça de Touro Light, que contorna pela tangente, sem arriscar. No primeiro minuto da batalha, que acaba em três, os robôs só ficam indo e vindo de um lado para o outro da arena, como se estivessem com mal funcioname­nto.

Pura estratégia. Bugalele encurrala o oponente na lateral do ringue, que sai voando pelos ares, após uma lufada de faíscas. A massa vai ao delírio. Mais algumas trombadas e os robôs viram de barriga para cima. A massa grita: “Vira, vira, meu deus, vira!”.

Mais alguns choques e Touro Light está sem algumas peças, girando sem controle no canto. “Apagou! Apagou!”, grita o narrador. O tempo acaba com a contagem regressiva da torcida, e a Ogro Bots comemora os pontos para a próxima fase.

A Batalha de Robôs continua durante toda a Campus, no Anhembi (SP), na área aberta ao público. A final será no sábado (4), das 10h30 às 14h30. Os vencedores levam R$ 5.000, além da fama.

 ?? Newton Menezes/Futura Press/Folhapress ?? Robôs se enfrentam na Campus Party, no Anhembi (SP)
Newton Menezes/Futura Press/Folhapress Robôs se enfrentam na Campus Party, no Anhembi (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil