Folha de S.Paulo

Arquiteto que continuou legado de Burle Marx

- HARUYOSHI ONO (1943-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES OLAVO FLEURY NETO - Nesta quinta (2), ao meio-dia, Igreja de São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa. ZELYDIA DELBONI FERRETTI - Nesta José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa. MAURO GUIMARÃES SQUIZATO - Nesta sex

Uma placa no Aterro do Flamengo colocou o jovem Haruyoshi Ono no caminho do arquiteto Roberto Burle Marx. Haru ainda estudava na Universida­de do Brasil —hoje Federal do Rio de Janeiro— quando, no caminho de casa, viu o anúncio. Em alguns dias, estava com um amigo pedindo estágio no tal escritório.

Foram alguns anos de estágio voluntário, arrumando e limpando materiais de desenho. Mas assim que se formou, em 1968, veio o convite de sociedade. Ao todo, foram 26 anos trabalhand­o com Burle Marx, que morreu em 1994, e mais 23 à frente da empresa.

Haru participav­a de tudo nos projetos. Passava pela topografia, projeto arquitetôn­ico, designer, botânica. “Está tudo interligad­o. A gente trabalha pensando nas sombras, nas coberturas, interação das plantas”, diz Julio, filho de Haru e um dos sócios que manterão o legado do escritório de Burle Marx agora.

Filho de japoneses, Haru era discreto, calado, mas muito atento. Começou a mostrar jeito para desenho e paisagismo ainda criança —influência da mãe, sempre entretida com crochê, origami, plantas e outros trabalhos manuais. Pequeno, copiava desenhos de seus quadrinhos para vender.

Já arquiteto, fez projetos como o da Vila dos Atletas, no Parque Olímpico do Rio; do Parque do Flamengo, conhecido como Aterro; e do Kuala Lumpur City Centre, na Malásia. Esse último foi o primeiro que finalizou sozinho, após a morte de Burle Marx.

Ainda tinha projetos na prancheta e viagem marcada quando morreu, no dia 22, aos 73, após hemorragia cerebral. Deixa a mulher, três filhos, uma enteada e cinco netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br quinta (2), às 17h, na Igreja São

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP:

tel. (11) 3396-3800 e central 156

site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h. 105, Alto de Pinheiros.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil