Folha de S.Paulo

Cresciment­o do futebol americano no Brasil atrai NFL

- SANDRO MACEDO

SUPER BOWL

Apesar de transmissã­o de jogos estar restrita à TV fechada, liga estuda incluir país em seu plano de expansão global FOLHA

O esporte do marido da Gisele Bündchen. Talvez seja assim que o futebol americano seja conhecido pela maioria dos brasileiro­s (a maioria que conhece a Gisele, claro). Tackle, fumble, kicker, red zone. Os termos da liga de futebol americano ainda podem parecer um mistério. E a decisão da NFL, chamada de Super Bowl, não deve ser discutida nas padarias, táxis ou elevadores neste domingo (5) por aqui. No entanto, gradativam­ente, o esporte ganha adeptos ano a ano no Brasil.

Claro que o futebol americano ainda é restrito a quem pode investir na TV fechada. O esporte é exibido por aqui nos canais da ESPN e no Esporte Interativo. Nas redes sociais, temas relacionad­os às partidas aparecem com frequência entre os mais comentados no Twitter, não só no mundial como no do Brasil.

O interesse de brasileiro­s é tanto que a NFL estuda incluir o país em seu plano de expansão no exterior —algo que acontece também na NBA. A liga já faz alguns jogos por temporada em Londres, capital inglesa, e neste ano voltou a organizar um jogo na Cidade do México. A partida entre Oakland Raiders e Houston Texans teve os ingressos esgotados em poucas horas.

Depois da decisão da temporada 2014-2015, o dono da franquia do New England Patriots (time de Tom Brady, marido de Gisele, que está na final novamente) disse que adoraria mandar um jogo da temporada no Brasil.

Dirigentes da liga chegaram até a visitar o Maracanã, no Rio, para analisar o estádio. A primeira especulaçã­o era de que o jogo do Pro Bowl (espécie de jogo das estrelas) poderia ser disputado por aqui. A partida é quase um calcanhar de Aquiles da famosa liga por não despertar muito o interesse dos próprios americanos.

O motivo é que o jogo disputado uma semana antes do Super Bowl, não vale nada e não conta com os principais astros, que estão na final (preservado­s para a decisão). Num país novo, porém, pode ser uma atração desejada.

E, desde o ano passado, o brasileiro tem um atrativo extra para ver os jogos: torcer para o compatriot­a Cairo Santos, que atua como kicker (jogador que usa os pés para garantir pontos) do Kansas City Chiefs. Ele é o primeiro atleta do Brasil a ser titular de um time da liga.

Neste domingo (5), bares e até cinemas devem lotar para o jogo entre New England Patriots e Atlanta Falcons. O Super Bowl já é exibido na tela grande há alguns anos com sucesso e salas lotadas. O Espaço Itaú de Cinema Pompeia, em São Paulo, ampliou o evento de uma para três salas neste ano —duas delas já estavam lotadas até a conclusão deste texto.

Em tempo: tackle é quando um jogador derruba o outro que está com a bola; fumble é quando o jogador perde a bola para o time adversário, kicker é o cara que converte pontos com chutes e red zone é a área das últimas 20 jardas, nas quais costumam acontecer as jogadas mais decisivas no futebol americano. E Tom Brady continua casado com Gisele.

 ?? Charlie Riedel/Associated Press ?? Tom Brady, marido de Gisele Bündchen e jogador dos Patriots, treina para Super Bowl
Charlie Riedel/Associated Press Tom Brady, marido de Gisele Bündchen e jogador dos Patriots, treina para Super Bowl

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil