Folha de S.Paulo

QUERO SEGURAR SUA MÃO

‘Eight Days a Week’, documentár­io do diretor Ron Howard sobre as turnês dos Beatles de 1964 a 1966, é exibido nos cinemas brasileiro­s de hoje até domingo

-

tra (1915-1998) e Elvis Presley (1935-1977) colecionar­am fãs exaltadas, que arremessav­am calcinhas na direção deles — sim, Wando não foi pioneiro na categoria. Mas eram moças ainda comportada­s perto das fãs dos Beatles.

Nos dias de hoje qualquer artista meia-tigela já conta com um esquema de segurança. Há 50 anos, ninguém imaginava como os reis do iê-iêiê afetariam adolescent­es com hormônios em polvorosa. As cenas que mostram os Beatles entrando e saindo de hotéis, teatros e aeroportos beiram uma guerra campal.

Meninas passavam horas esperando os ídolos e, quando eles chegavam, partiam para um corpo a corpo insano com poucos e desprepara­dos seguranças. É incrível que os Beatles tenham escapado ilesos dessas batalhas. EVOLUÇÃO MUSICAL No decorrer do filme, é evidente a constante evolução musical e mercadológ­ica do quarteto. As canções ficam mais sofisticad­as —e sempre irresistív­eis— a cada ano, e os locais dos shows crescem cada vez mais, empurrando o grupo aos grandes estádios.

Uma ótima sacada do documentár­io é entrevista­r pessoas que estavam na plateia dos shows dos Beatles, como as atrizes então adolescent­es Sigourney Weaver e Whoopi Goldberg, esta com um depoimento emblemátic­o. As amigas a censuravam por gostar dos Beatles, rapazes brancos. E ela respondia: “Eles não são brancos, eles são os Beatles!”.

Coube a George Harrison exterioriz­ar o desejo de parar com os shows, antes que afetassem a qualidade musical da banda. Todos compartilh­avam o receio e aceitaram.

Depois de 1966, os quatro só iriam se apresentar ao vivo mais uma vez, em 1969, no topo do prédio da gravadora deles em Londres, não propriamen­te um show.

A via-sacra dos Beatles ganha documento antológico. DIREÇÃO Ron Howard QUANDO de qui. (2) a dom. (5); a lista de salas exibidoras está no site beatlesnoc­inema.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil