Folha de S.Paulo

CRÍTICA ‘A Qualquer Custo’ é ótimo faroeste moderno

Filme de John Mackenzie narra com densidade emocional embate entre dois irmãos criminosos e dupla de policiais

- ANDRÉ BARCINSKI

FOLHA

Entre o fim dos anos 1960 e o início dos 1980, o cinema norte-americano viveu uma fase excepciona­l.

Diretores como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Sidney Lumet fizeram dramas, policiais e “thrillers” que capturaram o espírito conturbado da época e revelaram atores como Al Pacino, Dustin Hoffman, Robert De Niro e Gene Hackman, antiheróis que fugiam dos estereótip­os dos galãs hollywoodi­anos que os precederam. “A Qualquer Custo” lembra os filmes daquela época.

O filme é um faroeste moderno: no Texas, os irmãos Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster) realizam uma série de assaltos a pequenos bancos. Os crimes atraem a atenção dos Texas Rangers, força policial civil texana, e dois oficiais são destacados para o caso: Marcus (Jeff Bridges), veterano prestes a se aposentar, e Alberto (Gil Birmingham), um descendent­e de índios e alvo habitual das piadas politicame­nte incorretas de seu parceiro Marcus.

A ação do filme se divide entre essas duas duplas. O diretor escocês David Mackenzie gasta um bom tempo explorando as relações entre os irmãos Toby e Tanner e os colegas Marcus e Alberto, e isso dá ao filme uma profundida­de emocional que o diferencia de um “thriller” policial qualquer. Todos os per- sonagens são complexos.

A relação entre os dois irmãos é especialme­nte rica: Toby é o mais cerebral e responsáve­l, enquanto Tanner, recém-saído da prisão, é explosivo e violento.

O roteiro de Taylor Sheridan, autor do ótimo “Sicario” (2015), vai revelando, pouco a pouco, as dolorosas histórias da família, que ajudam a compreende­r —e não justificar— a opção dos irmãos pela vida de crimes. O elenco é de primeira, com destaque para dois atores excepciona­is de diferentes gerações: Jeff Bridges, 67, e Ben Foster, 36.

Bridges é um remanescen­te da turma de Pacino e De Niro, cuja carreira começou naquele período de ouro do cinema norte-americano; já Foster tem se destacado em papéis coadjuvant­es, nos

 ?? Fotos Divulgação ?? Jeff Bridges (com o rifle) é candidato ao Oscar de ator coadjuvant­e em ‘A Qualquer Custo’, que disputa mais 3 estatuetas
Fotos Divulgação Jeff Bridges (com o rifle) é candidato ao Oscar de ator coadjuvant­e em ‘A Qualquer Custo’, que disputa mais 3 estatuetas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil