Folha de S.Paulo

CRÍTICA Tatá Werneck satiriza a própria carreira em ‘TOC’

Digressões da comediante funcionam como esquetes e permitem que a atriz solte a criativida­de, arrancando risadas

- CHICO FELITTI

FOLHA

Tatá Werneck é Kika K em “TOC”, comédia que chega a grande circuito nesta quinta (2). Tatá Werneck também parece ser Kika K na vida real: a personagem é uma atriz que se vê presa nas engrenagen­s da fama, mais preocupada com o papel que vai ocupar nas capas de revista de boa forma que com os papéis que vai desempenha­r em cena.

Não deve ser coincidênc­ia qualquer semelhança com a jovem cômica, que ganhou projeção fazendo humor em cima do mundo da celebridad­e e acabou virando uma do primeiro time após migrar para a Globo, uns anos atrás.

Uma anedota: quando tinha um programa de comédia na TV paga, Tatá fez um esquete que caçoava da estética de comerciais de xampu, com suas dublagens cafonas e fora de sincronia. Anos depois, acabou, quem diria, balançando as madeixas em reclames de cosméticos reais.

Mas, ao contrário de Tatá, Kika sofre de transtorno obsessivo compulsivo e, por isso, não consegue pisar na cor preta e vive sofrendo sobressalt­os por achar que esqueceu o fogão ligado.

O distúrbio dá um ritmo frenético ao filme, que tem linguagem de videoclipe, com intervençõ­es gráficas sobre a tela em transição de cenas ou em episódios de delírio da protagonis­ta.

Essa rapidez é ajudada por um roteiro fluido e com um útil espaço para improviso, arte primeira de Tatá. O resultado é um mosaico de cacos da cômica que enriquece o humor do longa.

O filme tem digressões que funcionam como esquetes e permitem à atriz soltar sua criativida­de e requentar personagen­s antigos. O papel da moça abilolada na novela, por exemplo, é um revival de

 ?? Fabio Braga/Divulgação ?? Tatá Werneck é Kika K em ‘TOC - Transtorna­da Obsessiva Compulsiva’, uma atriz com transtorno mental que se vê presa nas engrenagen­s da fama
Fabio Braga/Divulgação Tatá Werneck é Kika K em ‘TOC - Transtorna­da Obsessiva Compulsiva’, uma atriz com transtorno mental que se vê presa nas engrenagen­s da fama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil