Folha de S.Paulo

Novo relator vai priorizar casos urgentes de réus presos

Fachin foi escolhido por sorteio para assumir o comando da Lava Jato no STF

- LETÍCIA CASADO CAMILA MATTOSO

Ele herda cerca de 40 inquéritos do caso e ao menos 10 denúncias oferecidas pela Procurador­ia

Novo relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Edson Fachin deve dar prioridade a pedidos urgentes relacionad­os a réus presos como, por exemplo, uma reclamação, em segredo de Justiça, feita pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), detido em Curitiba.

Em paralelo, Fachin deve dar prioridade a petições, também urgentes, da Procurador­ia-Geral da República, como busca e apreensão e tomada de depoimento­s de testemunha­s.

A expectativ­a é que, em breve, a Procurador­ia faça uma série de pedidos decorrente­s da delação de 77 executivos da Odebrecht. Caberá a Fachin autorizá-las.

As delações foram homologada­s na segunda-feira (30) pela presidente do tribunal, Carmén Lúcia, mas permanecem em sigilo.

Ao assumir a função de Teori Zavaski, morto em acidente aéreo no dia 19, Fachin herda cerca de 40 inquéritos da Lava Jato e ao menos dez denúncias oferecidas pela procurador­ia e ainda não analisadas.

Sorteado nesta quinta (2) pelo Supremo para assumir a relatoria, Fachin é considerad­o um ministro rápido em decisões. Especialis­ta em direito civil, levou para seu gabinete Ricardo Rachid, juiz federal do Paraná e de renome na área penal.

Rachid atuava na 2ª Varal Federal Criminal de Foz do Iguaçu, julgando casos relacionad­os principalm­ente ao crime nas fronteiras. Ele já tem inclusive familiarid­ade com a Lava Jato. Atuou como plantonist­a no lugar do juiz Sérgio Moro, que conduz a investigaç­ão em Curitiba, na 1ª instância, durante o recesso de 2015 do Judiciário.

Foi Rachid quem determinou a prisão do ex-diretor de Internacio­nal da Petrobras Nestor Cerveró.

Minutos após o sorteio, o ministro se reuniu com os juízes que trabalhava­m com Teori Zavaski. Ele conversou, inclusive, com Marcio Schiefler, braço-direito de Teori que pediu o desligamen­to do STF nesta semana.

Em nota, Fachin disse que “reconhece a importânci­a O PLENÁRIO E AS TURMAS DO STF O STF julga processos que envolvem pessoas com prerrogati­va de foro na esfera federal, como senadores, deputados federais e ministros, além do presidente da República O que faz o relator da Lava Jato Decide sobre os pedidos que chegam da PGR: > Abrir ou arquivar inquérito > Autorizar diligência (por exemplo, depoimento de testemunha ou mandado de busca e apreensão) > Determina prisão Ao votar em julgamento: > Diz se aceita ou não uma denúncia > Decide se o réu é culpado Presidente do tribunal Cármen Lúcia 1ª Turma Luís Roberto Barroso Marco Aurélio Mello Luiz Fux Rosa Weber Posto vago de Fachin Julgam presidente­s da República, do Senado e da Câmara no plenário Os outros são julgados apenas pela 2ª Turma

 ??  ?? O ministro Edson Fachin, escolhido nesta quinta relator da Lava Jato, chega para participar de sessão do Supremo
O ministro Edson Fachin, escolhido nesta quinta relator da Lava Jato, chega para participar de sessão do Supremo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil