Folha de S.Paulo

Colônias de Israel não ajudam para paz, diz governo

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Casa Branca disse nesta quinta (2) que a construção de novas colônias de Israel nos território­s palestinos pode não ajudar a paz, um recuo do presidente Donald Trump na política com o Estado judaico.

“Apesar de nós não acreditarm­os que a existência de assentamen­tos seja um impediment­o para a paz, a construção de novos assentamen­tos ou a expansão dos existentes pode não ajudar a chegar a este objetivo”, disse o porta-voz de Trump, Sean Spicer.

Segundo ele, o republican­o ainda não tomou posição sobre as obras, mas que elas serão discutidas na visita do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, aos EUA, no dia 15:

A declaração é feita horas após Netanyahu anunciar o primeiro assentamen­to novo na Cisjordâni­a em 24 anos, com capacidade para 3.000 casas.

Com isso, são mais de 5.500 residência­s anunciadas por Israel em colônias desde a posse de Trump. O chefe de governo é movido principalm­ente pelo apoio do republican­o.

Trump indicou como seu embaixador no país David Friedman, que prometeu mudar a embaixada para Jerusalém, e escalou o genro, Jared Kushner, que é judeu, para assessorá-lo no processo de paz.

Ele também criticou Barack Obama por se abster na votação na ONU que condenou a colonizaçã­o dos território­s palestinos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil