Folha de S.Paulo

Governo britânico publica plano oficial do ‘brexit’

Documento traz mais informação sobre as diretrizes para negociar separação da UE

- DIOGO BERCITO

O governo do Reino Unido apresentou nesta quinta-feira (2) suas diretrizes formais para o “brexit”, o processo de saída da União Europeia.

O documento de 77 páginas, conhecido como “white paper” (papel branco), estipula os planos para negociar a separação.

Durante a apresentaç­ão do texto, David Davis, ministro especial para o “brexit”, afirmou que o Reino Unido fará o possível para que o divórcio seja benéfico à UE.

Como esperado, o “white paper” não traz nenhuma informação surpreende­nte. O documento apenas amplia os 12 pontos já anunciados pela primeira-ministra britânica, Theresa May, em discurso.

A publicação serviu, no entanto, para apaziguar aqueles parlamenta­res que vinham reclamando da falta de uma diretriz oficial. O governo cedeu porque precisará, nas próximas semanas, de amplo apoio no Parlamento.

A Justiça britânica determinou, no mês passado, que May só poderá dar início formal ao “brexit” após receber o aval dos legislador­es.

Esse processo já começou. Parlamenta­res deram um voto positivo na quarta-feira (1º), sinalizand­o que não impedirão os planos de May. Mas os debates e votações seguem nestas semanas até ao menos 7 de março.

A partir de então, May terá liberdade para acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início ao divórcio.

Após seu início, o processo de separação pode durar cerca de dois anos.

O “white paper” contém a sugestão, já feita pela primeira-ministra, de que o Reino Unido deixará o mercado único europeu, que reúne 500 milhões de consumidor­es.

O documento indica que o Reino Unido buscará acordos comerciais. As diretrizes citam Brasil, China, países do Golfo e EUA como parceiros interessad­os nesse cenário.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil