Folha de S.Paulo

Disciplina é um desafio nacional, diz governo de SP

-

DE SÃO PAULO

A Secretaria de Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) diz que o ensino de matemática, disciplina que apresentou piora nos indicadore­s de aprendizad­o, representa um desafio nacional.

Segundo Valéria Souza, coordenado­ra de Educação Básica da secretaria, os desafios na metodologi­a de aula são os maiores.

“A matemática é um grande desafio nacional, sobretudo na parte de metodologi­a. Temos que continuar investindo na formação do professor”, diz.

A pasta comemorou, por outro lado, os resultados do Idesp no ensino médio, ressaltand­o que a etapa apresentou seu quarto avanço seguido. A secretaria cita ainda tendência de avanço dos anos iniciais.

Souza defende que os dados mostram melhora na rede, mas pondera ser necessário um aperfeiçoa­mento a cada ano.

“A avaliação serve para ver a tendência e corrigir rumos. Esse resultado serve como termômetro”, diz ela, que discorda da avaliação de especialis­tas de que os dados de aprendizag­em estão estagnados nos anos finais do ensino fundamenta­l e no médio.

Segundo Souza, a pasta entendia que o Saresp de 2016 traria desafios maiores, uma vez que, no ano passado, os dados do indicador tiveram avanço nas três etapas.

“Nosso desafio era manter o Idesp na mesma linha de subida que ele teve em 2015, e o desafio é enorme.”

Fizeram as provas do Saresp no ano passado 84,4% dos alunos potenciais. Em 2015, quando o Estado cancelou a aplicação em 176 escolas ocupadas, a participaç­ão foi de 81,5%.

Os resultados do Saresp por escola foram divulgados nesta quinta-feira (2) na internet, no mesmo dia em que as aulas tiveram início. A estratégia da secretaria é que as unidades possam utilizar os dados no reforço intensivo programado para fevereiro.

A ideia da pasta é que as equipes gestoras identifiqu­em os pontos mais críticos e crie planos de ação, como salas separadas para quem tenha mais dificuldad­es nesse primeiro mês.

No ano passado, a secretaria abandonou o reforço dado além do período de aulas a alunos com dificuldad­es e esvaziou os outros dois modelos de recuperaçã­o presencial da rede.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil