Folha de S.Paulo

Dedicou três décadas aos grandes espetáculo­s

- AYRSON IABUTTI - Neste sábado (4), às 16h, na Igreja Sta. Rita de Cássia, PAULO HERCULANO MARQUES GOUVÊA (1935-2017) FERNANDA PEREIRA NEVES praça Sta. Rita de Cássia, 133, Saúde. GERALDO DE OLIVEIRA COSTA - Neste sábado (4), às 12h15, na Igreja São Doming

Pianista profission­al, Paulo Herculano percebeu cedo que queria mais do que a solitária batalha pela carreira de solista. Decidiu abraçar então todo um leque de opções: foi professor, compositor, diretor musical. Até como ator ele chegou a arriscar.

“Ele era meio porra-louca mesmo. O tipo de pessoa que se atirava em tudo com paixão”, diz a sobrinha Cecília.

Nascido em Rio Claro, no interior paulista, Paulo teve as primeiras aulas de piano quando ainda tinha cinco anos. Depois vieram o conservató­rio, em Campinas, a Escola Livre de Música, em São Paulo, e os cursos no exterior.

Na década de 1960, começou a dar aulas, fazer produções para rádios e TVs, composiçõe­s para filmes e balés. Mas foi nos espetáculo­s teatrais que dedicou a maior parte de sua carreira.

O primeiro grande espetáculo foi “A megera domada”, de Shakespear­e. Ao todo, foram mais de 30 anos de montagens, orquestraç­ões, adaptações, preparaçõe­s vocais de elencos. Passando por peças como “Hair”, “Jesus Cristo Superstar” e “Mahagony”.

A postura de Paulo era sempre a mesma: sério, exigente, perfeccion­ista. Era crítico com os outros e com ele mesmo. “Seus alunos não podiam ser medíocre, tinham que ser ótimo”, brinca o amigo Samuel.

Continuou a trabalhar até perto dos 80 anos, quando uma doença pulmonar degenerati­va começou a pesar — resultado de anos de cigarros. Ainda assim, acabava acionado por amigos e colegas para algumas sugestões e ajudas.

Morreu dia 28, aos 81, em decorrênci­a de problemas pulmonares. Deixa uma irmã, oito sobrinhos e vários amigos. coluna.obituario@grupofolha.com.br (5), às 11h, set. R, quad. 409, sep. 112. VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO

FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. tíssima Trindade, av. N. Sra. das Graças, 100, Vila das Graças, Taubaté (SP). ANÚNCIO PAGO NA FOLHA:

tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil