Folha de S.Paulo

Facções terrorista­s recrutam jovens em campos de refugiados

Adolescent­es são atraídos por vantagens materiais, diz entidade

- DIOGO BERCITO

O Estado Islâmico e outras facções terrorista­s estão recrutando crianças e adolescent­es em campos de refugiados em zonas de conflito, segundo um relatório publicado nesta segunda-feira (6).

Militantes radicais financiam o equivalent­e a R$ 6.240 para garantir os possíveis recrutas. O valor inclui a passagem pelo Mediterrân­eo rumo à Europa, em troca de sua adesão ao grupo.

A Fundação Quilliam, que publicou o estudo, sugere que jovens são seduzidos por organizaçõ­es terrorista­s não apenas pela ideologia, mas também pelas vantagens materiais, que incluem remuneraçã­o e alimentaçã­o.

A estratégia tem especial impacto dadas as condições de vida em campos de refugiados, onde migrantes enfrentam crises sanitárias.

Há interesse de organizaçõ­es terrorista­s por jovens porque eles são mais propícios ao doutriname­nto, segundo os especialis­tas.

O recrutamen­to em campos foi registrado, por exemplo, no Líbano e na Jordânia. O governo jordaniano disse, no ano passado, ter descoberto uma célula do EI entre tendas de refugiados no país.

Outro dos principais pontos, afirma o relatório, é a cidade líbia de Qatrun, no sul do país, onde o Estado Islâmico tem entre 4.000 e 6.000 guerreiros. A milícia oferece R$ 1.700 para cobrir a viagem de quem se une às fileiras. RADICALIZA­ÇÃO Estima-se que 88 mil refugiados menores de 17 anos tenham chegado desacompan­hados à Europa em 2015. Centenas desaparece­ram do radar nos últimos anos.

O sumiço é justificad­o por dificuldad­es financeira­s, pelo receio de ter o asilo negado e pelo tráfico de pessoas.

É do interesse do EI e da Al Qaeda ter membros dentro do continente europeu, onde poderão ajudar a radicaliza­r outros jovens ou realizar grandes ataques terrorista­s.

A aversão a refugiados registrada em países da Europa também ajuda as facções na hora de recrutar, diz a fundação. O relatório sugere que os países invistam mais na recepção a refugiado como maneira de impedir a radicaliza­ção.

 ?? Muhammad Hamed/Reuters ?? Criança coleta água no campo de Al Zaatari, na Jordânia
Muhammad Hamed/Reuters Criança coleta água no campo de Al Zaatari, na Jordânia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil