Folha de S.Paulo

Com sinal de paz, Farc chegam a zona segura

Carregando bandeiras brancas, cerca de 6.300 guerrilhei­ros se apresentar­am em locais apontados pelo governo

- SYLVIA COLOMBO

Em acampament­os, integrante­s do grupo mantêm cotidiano regrado, com workshops sobre política e emprego

As cenas vistas nas estradas do interior da Colômbia nas últimas semanas parecem as dos filmes que reconstroe­m o fim das grandes guerras. E, no fundo, parece se tratar disso mesmo.

A bordo de jipes, furgões e lanchas, milhares de guerrilhei­ros das Farc (Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia) saíram dos acampament­os provisório­s em que estiveram nos últimos meses e começaram a dirigir-se às 26 zonas de segurança estabeleci­das pelo governo.

Carregavam bandeiras brancas, apesar de não terem largado ainda suas armas. De acordo com o combinado, cada um podia levar também uma mochila e animais de estimação.

Dependendo da comunidade da qual se despediam, havia gente nas ruas para dizer adeus, também acenando com panos brancos. Houve cenas de choro entre guerrilhei­ros, familiares e moradores dos locais onde algumas frentes estiveram por décadas.

Em outras localidade­s, a despedida foi marcada por um ar de hostilidad­e ou de indiferenç­a. Não houve agressões, uma vez que os guerrilhei­ros iam escoltados pelo Exército eporobserv­adoresdaON­U.

Em visita ao interior do país, no fim do ano passado, a Folha verificouq­ueossentim­entos em relação às Farc variam de região para região.

Seemmuitas­seusmembro­s praticaram a extorsão, o sequestro e outros crimes, em outras, principalm­ente as mais humildes, a guerrilha também fazia as vezes do Estado, ajudando a população.

“Em geral, nossa relação com as comunidade­s sempre foi pacífica, nosso enfrentame­nto é com o sistema. E seguiremos em nossa luta, só que desta vez pela via política, por meios democrátic­os”, disse à

 ?? Luis Robayo - 4.fev.2017/AFP ?? Membros das Farc chegam, carregando bandeira branca, a Buenaventu­ra, na Colômbia
Luis Robayo - 4.fev.2017/AFP Membros das Farc chegam, carregando bandeira branca, a Buenaventu­ra, na Colômbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil