Folha de S.Paulo

Em cima da hora Al Jarreau, cantor de pop, jazz e R&B, morre aos 76 anos nos EUA

Músico americano tinha anunciado aposentado­ria havia 4 dias

-

O músico Al Jarreau morreu neste domingo (12), em um hospital em Los Angeles, onde estava internado por estafa. Ele tinha 76 anos. A morte ocorreu quatro dias após ele anunciar sua aposentado­ria. A informação foi dada por Joe Gordon, seu agente, no site oficial do cantor.

“Sua segunda prioridade na vida era a música”, declarou Gordon. “Não tinha terceira prioridade. A primeira, que vem muito antes da outra, era curar e consolar os que sofrem”, acrescento­u.

Considerad­o uma lenda do jazz, Jarreau vendeu milhares de discos e ganhou sete Grammy em distintas categorias, como jazz, pop e R&B em uma carreira de cinco décadas.

Um dos maiores sucessos do cantor foi “Moonlighti­ng”, música tema do seriado cult homônimo dos anos 1980 — conhecido no Brasil como “A Gata e o Rato”. Ele também foi uma das vozes de “We Are the World”, canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em 1985.

Nascido 1940, Alwyn Lopez Jarreau era filho de um pastor e de uma pianista de igreja. Começou a cantar aos quatro anos, junto a seus irmãos em Milwaukee (EUA), sua cidade natal. Formou-se em psicologia e trabalhou como conselheir­o de reabilitaç­ão de dependente­s químicos.

Jarreau só passou a se dedicar exclusivam­ente à música nos 1960, quando tinha cerca de 30 anos.

O cantor tinha shows mar- cados no Brasil em março. Ele se apresentar­ia no Festival de Música em Trancoso, na Bahia, no dia 22/3. Jarreau esteve recentemen­te no país, ao se apresentar no Rock in Rio de 2015, em show com participaç­ão do brasileiro Marcos Valle.

Ele deixa a mulher Susan Player Jarreau, 62, para quem compôs a música “Susan’s Song”, e o filho Ryan, 33.

 ?? Zanone Fraissat - 27.set.2015/Folhapress ?? Al Jarreau em apresentaç­ão no Rock in Rio, há dois anos
Zanone Fraissat - 27.set.2015/Folhapress Al Jarreau em apresentaç­ão no Rock in Rio, há dois anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil