Folha de S.Paulo

VIOLÊNCIA Torcedor morre baleado após briga em clássico no Rio

- LUCAS VETTORAZZO LUIZA FRANCO NICOLA PAMPLONA

Confusão marca vitória do Fla sobre o Botafogo

Torcedores do Flamengo e do Botafogo se enfrentara­m na tarde deste domingo (12) do lado de fora do estádio do Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro. Pelo menos um torcedor morreu e outros sete ficaram feridos.

Diego Silva dos Santos, de 28 anos, foi baleado no peito, chegou ao hospital em estado grave e não resistiu. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte.

As equipes se enfrentara­m em partida válida pela quarta rodada da Taça Guanabara, vencida pelo Flamengo por 2 a 1. O resultado eliminou o time alvinegro da competição e sacramento­u a classifica­ção dos rubro-negros.

A direção do Botafogo, mandante da partida, reclamou da pouca presença de policiais e se disse “desconfort­ável” para prosseguir com o evento, temendo pela segurança de torcedores e atletas, mas foi convencida pelas autoridade­s de que o patrulhame­nto era suficiente.

Segundo a Polícia Militar, a segurança no Engenhão era feita pelo Grupo Especial de Policiamen­to de Estádios (Gepe), com apoio de outras unidades. Do lado de fora, o patrulhame­nto era feito por policiais do 3º Batalhão da PM e pelo Batalhão de Choque.

Antes do jogo, houve muitos confrontos entre as torcidas dos dois times no exterior do Engenhão. A polícia chegou a usar bombas de gás de pimenta e balas de borracha para dispersar os torcedores.

Por segurança, a chegada das equipes foi atrasada. Os jogadores só entraram no estádio pouco antes da partida. PROTESTOS Durante todo o dia, mulheres de policiais protestara­m em frente aos batalhões. O Batalhão de Choque, no centro do Rio, foi um dos principais alvos da manifestaç­ão, que pede pagamento de salários e bonificaçõ­es atrasadas.

Questionad­a sobre o número de homens destacados para o patrulhame­nto da região do estádio, a polícia não respondeu. Em nota, disse que houve um “princípio de tumulto” e que usou “armamento de baixa letalidade para controlar a situação”.

 ?? Marcello Dias/Futura Press/Folhapress ?? Polícia joga bombas de gás para conter briga entre torcedores no entorno do Engenhão JUDÔ
Marcello Dias/Futura Press/Folhapress Polícia joga bombas de gás para conter briga entre torcedores no entorno do Engenhão JUDÔ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil