Folha de S.Paulo

Mas que há um método comum disseminad­o em vários países.

-

so, porque aportamos o que tínhamos de informação e eles foram muito generosos.

A partir daí, nós começamos nosso trabalho aqui, de tornar público aos peruanos o que me parece uma epopeia de escalada de subornos sem precedente­s na América Latina. Hoje qualquer peruano sabe o que é a Lava Jato e o que são subornos em licitações, desvios para obras públicas, algo que antes parecia algo técnico, mas ao envolver três ex-presidente­s da República expôs que não só eles são responsáve­is, O que a possível prisão do expresiden­te peruano Alejandro Toledo poderia significar?

Simbolicam­ente, será algo muito importante, porque vai ser o primeiro ex-presidente a ir para a cadeia por conta desse escândalo, que já é continenta­l. Por outro lado, Toledo hoje é um sujeito fraco politicame­nte no Peru. Já foi presidente há muitos anos, não tem um grande respaldo partidário, e saiu com a popularida­de muito baixa. Temo que a prisão dele apenas dê lugar a um recurso muito comum no Peru quando se trata de escândalos de corrupção: sempre se busca um bode expiatório e apenas ele cai e paga pelo crime.

É por isso que a imprensa e a sociedade têm de pressionar para que a Justiça vá até o fim e que todos os envolvidos também caiam. O sr. acredita que a Lava Jato vá testar a independên­cia dos

Na Venezuela, tenho certeza de que mesmo que saia o código genético de cada um dos corruptos do governo, com confirmaçõ­es, ainda assim Nicolás Maduro dirá que tudo se trata de uma trama do Império. Na Argentina, também acho que vai ser complicadí­ssimo, porque o Executivo exerce muita pressão sobre o Judiciário, e se trata de um país muito corrupto.

Mas, ainda assim, mesmo nesses casos mais graves, creio que algo mudará para o futuro. Não só no que se refere à Odebrecht. Vivemos uma grande oportunida­de na América Latina de acabar com esse modus operandi da corrupção que envolve governos e empresas há muito tempo. Algo vai mudar. (SYLVIA COLOMBO)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil