Folha de S.Paulo

Temer fala ao telefone com o vice dos EUA

- DE SÃO PAULO

O Canadá recebeu cerca de 40 mil refugiados sírios desde que Trudeau assumiu o poder, em novembro de 2015.

Ao ser questionad­o se considerav­a que a política de acolher refugiados do vizinho do norte ameaçava a segurança da fronteira entre os dois países, Trump respondeu que não se pode “nunca estar totalmente confiante”.

Ele, contudo, disse que os dois tiveram “ideias maravilhos­as sobre imigração. “E tivemos, eu acho, ideias muito fortes e duras sobre o tremendo problema que temos com o terrorismo.”

Trudeau fez questão de dizer que “certamente o Canadá tem enfatizado a segurança à medida que avança em seu sistema migratório”.

Sem citar diretament­e o polêmico oleoduto Keystone XL, que liga Canadá e EUA e cuja construção, freada por Obama, Trump quer retomar, Trudeau disse que os dois reiteraram o compromiss­o “de colaborar em projetos de infraestru­tura de energia que vão criar empregos enquanto respeitam o meio ambiente”. A principal crítica ao projeto é justamente os riscos ambientais que pode trazer.

O presidente Michel Temer conversou por telefone nesta segunda (13) com o vice-presidente dos EUA, Mike Pence. Segundo nota da Casa Branca, os dois discutiram formas de fortalecer a relação bilateral.

O Palácio do Planalto confirmou o telefonema e informou que foi Pence quem ligou para Temer. De acordo com o governo brasileiro, foi uma “conversa diplomátic­a”, os primeiros contatos para “estabelece­r diálogo”. Eles trataram ainda de cronograma de encontros entre as equipes econômicas para incrementa­r o comércio bilateral, tema já discutido em ligação de Temer ao presidente Trump, em dezembro.

Segundo o Planalto, não houve menção a uma visita oficial de Trump ao Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil