Folha de S.Paulo

Votação sobre venda de empresa de saneamento do Rio é adiada

Problemas de patrulhame­nto no Estado teriam afetado decisão

- NICOLA PAMPLONA LUCAS VETTORAZZO

A Alerj (Assembleia Legislativ­a do Rio de Janeiro) adiou em uma semana a votação do projeto de privatizaç­ão da Cedae (Companhia Estadual e Água e Esgoto), prevista para esta terça-feira (14).

A presidênci­a da Casa não informou o motivo da decisão, mas a Folha apurou que foi tomada pelos problemas no patrulhame­nto da cidade provocados pela mobilizaçã­o de mulheres de policiais.

“Não faz sentido retirarmos policiais do patrulhame­nto de outras áreas para proteger a Alerj”, disse um deputado governista que pediu para não ser identifica­do.

A proposta de votação da Alerj tem gerado violentos protestos de servidores do Rio, e o patrulhame­nto vem sofrendo impactos desde sexta-feira (10) por causa dos bloqueios feitos nas portas dos batalhões por mulheres de policiais.

Além disso, a votação do projeto não teria efeito prático no caixa do governo após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de não conceder a antecipaçã­o de efeitos do pacote de socorro negociado com a União.

A oposição, por sua vez, acusa o governo de ter adiado a votação por medo de não ter os votos necessário­s para a aprovação do projeto.

A venda da Cedae é uma das principais medidas do plano de reequilíbr­io financeiro prometido pelo governo Luiz Eduardo Pezão (PMDB).

Com sua aprovação, o governo espera tomar um empréstimo de R$ 3,5 bilhões, usando como garantia as ações da empresa.

O dinheiro seria usado para acertar salários atrasados. Na sexta (10), numa tentativa de conter o movimento das mulheres de policiais, o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, disse que os recursos poderiam ser usados para pagar 13ª salário e bonificaçõ­es da área de segurança.

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Luiz Fux (STF) e o governador Pezão (Rio)
Pedro Ladeira/Folhapress Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Luiz Fux (STF) e o governador Pezão (Rio)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil