Folha de S.Paulo

Fachin arquiva inquéritos sobre senadores Lindbergh e Collor

O senador alagoano ainda é alvo de outras cinco investigaç­ões

- LETÍCIA CASADO

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou inquérito contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) atendendo pedido feito pela PGR (Procurador­ia-Geral da República).

O Ministério Público afirmou que as provas colhidas no inquérito não apresentam indícios de crimes cometidos pelo parlamenta­r. Em novembro de 2016 a PF pediu o arquivamen­to da investigaç­ão.

O inquérito havia sido aberto em março de 2015 para apurar se o senador cometeu crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Em delação premiada, o ex-diretor de Abastecime­nto da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que, em 2010, Lindbergh teria lhe pedido R$ 2 milhões para sua campanha ao Senado.

Fachin também arquivou nesta sexta (17) um dos inquéritos contra o senador Fernando Collor (PTC-AL).

A investigaç­ão apurava se o parlamenta­r praticou os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na BR Distribuid­ora, subsidiári­a da Petrobras, mas a Procurador­ia afirmou haver ausência de elementos mínimos para justificar a abertura de uma ação penal.

O inquérito havia sido instaurado com base em declaraçõe­s de Nestor Cerveró, exdiretor de Internacio­nal da Petrobras. A PGR se manifestou a favor do arquivamen­to do inquérito.

Collor é alvo de investigaç­ão em outros cinco inquéritos da Lava Jato no STF. Em um deles, já houve denúncia, que ainda não foi analisada pelo Supremo.

 ?? Andressa Anholete - 31.ago.2016/AFP ?? O senador Lindbergh Farias durante sessão em Brasília
Andressa Anholete - 31.ago.2016/AFP O senador Lindbergh Farias durante sessão em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil