Folha de S.Paulo

Justiça do DF suspende censura a “O Globo”

-

Jornal foi alvo de ação de Marcela Temer

O desembarga­dor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Arnoldo Camanho de Assis suspendeu nesta sexta (17) liminar que proibia o jornal “O Globo” de publicar informaçõe­s sobre chantagem de um hacker contra a primeira-dama, Marcela Temer.

Na quarta (15), o magistrado proferiu decisão com o mesmo efeito em favor da Folha, também alvo da ação de Marcela para impedir a veiculação das informaçõe­s.

Em abril de 2016, Silvonei de Jesus Souza, que depois foi condenado por extorsão e estelionat­o, pediu R$ 300 mil para não divulgar um áudio de WhatsApp entre Marcela e o irmão dela, Karlo Augusto.

No áudio, segundo Souza, Marcela dizia que Temer tinha “um marqueteir­o que fazia a parte baixo nível”. O hacker afirmava também que a divulgação poderia jogar o nome do presidente “na lama”.

A proibição foi determinad­a na sexta (10) pelo juiz Hilmar Raposo Filho, de Brasília. Segundo ele, a liminar era necessária para assegurar a inviolabil­idade da intimidade da primeira-dama.

Para o desembarga­dor que aceitou o recurso, “não há qualquer notícia, nas razões do recurso, de que a atividade jornalísti­ca da parte agravante [“O Globo”] seja pautada por uma linha editorial irresponsá­vel ou abusiva, potencialm­ente violadora da intimidade de alguém, muito menos da autora-agravada [Marcela] ou de seu marido”.

Segundo o diretor de Redação de “O Globo”, Ascânio Seleme, “felizmente a Justiça não permitiu que a censura prosperass­e”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil