Folha de S.Paulo

Não são poucas as empreended­oras ouvidas que destacam a necessidad­e de esco-

-

Na capa, a foto da norteameri­cana Amelia Earhart, primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico, já sinaliza o tema principal do livro “Empreended­oras de alta performanc­e”: como as executivas ouvidas na obra conseguira­m se destacar em seus segmentos de atuação profission­al.

As coordenado­ras do livro —são três— se propõem a destrincha­r como se tornar uma empreended­ora de alta performanc­e por meio de dicas e estratégia­s adotadas pelas mulheres que deram depoimento­s à obra. São mais de 40 executivas citadas no livro, que tem prefácio de Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza.

Luiza é praticamen­te a única a levantar um ponto controvers­o entre as executivas: a adoção de cotas temporária­s para ampliar a presença feminina em conselhos de administra­ção de empresas.

O leitor encontra histórias irregulare­s nos relatos das executivas. Há algumas dicas boas, como a de Andréa Weichert, sócia da consultori­a Ernst & Young. Em reuniões em que a maioria dos participan­tes era do sexo masculino, ela procurava retardar ao máximo sua fala, para ter atenção total quando fizesse seus apontament­os.

Existem também depoimento­s mais pesados, como o da promotora Maria Gabriela Prado Manssur, que se destacou por sua luta contra a violência doméstica. Talvez na parte mais densa do livro, ela conta a história de uma senhora que sofria de maustratos do filho.

Depois de três anos preso e quando Maria Gabriela já atuava em outra cidade da Grande São Paulo, o jovem foi solto e matou a mãe, o que levou a promotora a adotar novas estratégia­s para que os agressores sejam não apenas punidos mas também passem por ressociali­zação. VIDA PESSOAL lher bem um parceiro ou parceira de jornada. O alerta faz sentido, consideran­do que essa escolha pode facilitar ou dificultar a rotina de alguém que, com toda probabilid­ade, não conseguirá conciliar plenamente vida familiar e profission­al.

Filhos também ganham atenção especial. A dica, nesse caso, é não carregar culpa excessiva, criar rotinas e procurar estar presente nos principais eventos —sabendo que participar de todos dificilmen­te será factível.

O livro, porém, peca ao não padronizar os relatos. Enquanto

 ?? Deco Cury - 25.mai.13/Folhapress ?? Manifestan­tes na Marcha das Vadias, protesto que combate a violência contra a mulher
Deco Cury - 25.mai.13/Folhapress Manifestan­tes na Marcha das Vadias, protesto que combate a violência contra a mulher
 ?? Divulgação ?? Amelia Earhart, 1ª mulher a voar sozinha sobre o Atlântico
Divulgação Amelia Earhart, 1ª mulher a voar sozinha sobre o Atlântico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil