Folha de S.Paulo

Fez fortuna com moda na rua Oscar Freire

- SIMON BENEDYKT (1951-2017) THIAGO AMÂNCIO SIMON BENEDYKT - Neste domingo (19), às 10h, setor B, quadra 27, sepultura 71. BRUNO SCHVARTZMA­N - ELENA ZLOTNIK DE GUZOVSKI - Neste domingo (19), às 11h30, setor R, quadra 374, sepultura 80. INDA GERMAN STROSBERG

Quando a família de Simon Benedykt deixou o Uruguai para tentar a vida no Brasil, nos anos 1960, o adolescent­e Samy, como era chamado, não quis saber de estudar. Diante da rebeldia do menino, seu pai, que trabalhava na marca de roupas íntimas Hope, deulhe uma máquina de costura, como quem dizia: se não quer estudar, então trabalhe.

E trabalhou. Com a experiênci­a da família (a mãe foi consultora de moda), Samy começou a criar malhas que logo fizeram sucesso. Depois lançou a marca Transport, de jeans costurados com máquinas de sapatos. “Com 25 anos ele já era rico. Com 30, famoso”, diz Miguel, seu irmão.

Criou ainda outras marcas como a Einstein e a Corpo e Arte, de moda íntima.

“Ele fez parte da primeira geração que abriu lojas na Oscar Freire”, conta Miguel, referindo-se à rua da zona oeste de São Paulo conhecida pelas lojas de grifes.

“Mas, como todos ali, quebrou no fim dos anos 1990”, diz o irmão, que foi editor de revistas de moda, citando como causas as grandes redes de varejo e o aumento da importação dos tecidos, o que enfraquece­u as fábricas.

Nos últimos anos, trabalhou criando roupas para outras marcas. Buscava se reinventar e estava empenhado em uma chopperia que abrira em São Paulo no ano passado, ramo novo para ele.

Em setembro, contraiu uma infecção generaliza­da e morreu no último dia 20 de janeiro, após parada cardiorres­piratória. Samy deixa dois filhos e três irmãos.

O Shloshim, cerimônia que marca 30 dias de morte, acontece neste domingo (19), no Cemitério Israelita do Embu. coluna.obituario@grupofolha.com.br MATZEIVA - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

Neste domingo (19), às 10h, setor R, quadra 403, sepultura 168.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

Neste domingo (19), às 12h30, setor R, quadra 410, sepultura 128.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil