Folha de S.Paulo

Romeno que levou Urso em 2013 volta com drama psicanalít­ico

Longa de Cãlin Peter Netzer narra a história de um relacionam­ento

- GUILHERME GENESTRETI

Quatro anos após vencer o Urso de Ouro por “Instinto Materno”, o romeno Cãlin Peter Netzer volta a competir pelo maior prêmio do Festival de Berlim com o seu drama psicanalít­ico “Ana, Mon Amour”, que estreou na mostra alemã na sexta (17).

O longa, estruturad­o em torno de diversas idas e vindas no tempo, reconta a história de um relacionam­ento entre dois jovens que se conhecem na faculdade de letras e se tornam mutuamente dependente­s.

Ana (Diana Cavallioti) sofre de problemas psiquiátri­cos severos, que datam de sua relação tumultuada com o pai e o padrasto. Toma (Mircea Postelnicu) começa como um rapaz dedicado, mas seu ciú- me cresce à medida que Ana se fortalece graças a sessões de psicanális­e.

Para completar o caldo freudiano, a própria estrutura narrativa têm como eixo as conversas de Toma com o seu próprio analista, anos depois que ele teve o primeiro encontro com Ana.

“Sempre quis fazer uma história de amor”, diz Netzer. “A ênfase na terapia é porque eu queria que as conversas de Toma com o analista nos fizessem entrar na história, e nos colocar no lugar dele”, disse o diretor após a exibição. SEXO E RELIGIÃO Netzer, expoente da nova onda do cinema romeno, também aproveita para inserir sexo e religião no centro dos conflitos. A explicação do cineasta, mais uma vez, tem um quê psicanalít­ico: “A igreja é o maior sintoma da neurose. Quando as pessoas estão no limite, é para ela que elas vão. E o padre é um pouco como um terapeuta.”

A manhã da sexta (17) também contou com a exibição da animação chinesa “Have a Nice Day”, de Liu Jian —primeiro filme do gênero a participar da disputa em Berlim.

A trama de humor ácido traz gângsteres, mafiosos e outros desgarrado­s que andam por uma China em mutação, iluminada pela luz dos arranha-céus.

“Ana, Mon Amour” e “Have a Nice Day” fecharam a seção competitiv­a desta edição do Festival de Berlim, que anunciará os premiados na noite deste sábado (18).

O filme brasileiro “Joaquim”, exibido sob protesto contra Temer, também concorre ao Urso de Ouro.

 ?? Divulgação ?? Mircea Postelnicu interpreta Toma em ‘Ana, Mon Amour’, do romeno Cãlin Peter Netzer
Divulgação Mircea Postelnicu interpreta Toma em ‘Ana, Mon Amour’, do romeno Cãlin Peter Netzer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil