Folha de S.Paulo

Calouro ‘voador’ é favorito nas enterradas

Mesmo com apenas seis jogos na NBA, ala Derrick Jones Jr., 20, é a atração no segundo dia do All-Star

-

BASQUETE

Mesmo com somente seis jogos, 11 pontos marcados e uma média de 3,3 minutos em quadra, o ala Derrick Jones Jr.,20, estará entre os melhores jogadores de basquete da temporada neste sábado (18), às 23h, no NBA All-Star.

O atleta, que defende o Phoenix Suns, é a surpresa no torneio de enterradas.

Parece um contrassen­so. Desde setembro na franquia do Arizona, seu primeiro ponto enterrando aconteceu apenas na última quarta-feira (15), quando sua equipe bateu o Los Angeles Lakers.

Apesar da estatístic­a tímida, ele foi chamado para o evento antes mesmo de ter executado o lance na maior liga de basquete do mundo.

Se pelos números o convite ao jogador parece inexplicáv­el, uma conferida em seu histórico enquanto estudante ajuda a compreende­r a escolha —ele também se destacou na D-League, a liga de desenvolvi­mento da NBA.

Jones começou no esporte na John Carroll High School. Na temporada 2014/15, teve campanha relevante e faturou o torneio de enterradas no campeonato escolar.

No ano seguinte, foi para a Universida­de de Nevada, em Las Vegas, onde passou a ser chamado de “modo avião” pela sua capacidade de voar em direção à cesta.

Uma fraude, porém, freou sua ascensão. Ainda no primeiro ano de ensino superior, Jones teve sua prova de admissão anulada. Ele e outras pessoas foram flagradas com irregulari­dades. Mais tarde, embora liberado para os estudos, não pôde mais jogar o campeonato universitá­rio pela instituiçã­o de Las Vegas.

Tentou ser draftado para a NBA no início de 2016, sem sucesso. A chance veio seis meses mais tarde, quando o Sacramento Kings o escolheu para sua franquia. Mais uma vez, um problema surgiu: desta vez, uma lesão não o deixou prosseguir na liga.

Sem time, correu atrás de oportunida­des até conseguir participar de uma sessão de treinament­os do Phoenix Suns, na qual se destacou.

Com seus 2,01 m de altura, impression­ou pela facilidade para dar enterradas com grau de dificuldad­e elevado.

Na mesma proporção em que impression­a pelas jogadas, também chama a atenção seu jeito confiante, que beira a arrogância.

“A primeira coisa que se passa na minha mente depois que eu enterro é: ‘Por que [os rivais] saltaram? Por que fizeram isso consigo mesmos, honestamen­te?”, afirmou certa vez, ainda na escola.

Ele divide a condição de favorito para faturar o troféu de campeão das enterradas ao lado de Aaron Gordon, ala do Orlando Magic e vice-campeão na última disputa.

DeAndre Jordan, do Los Angeles Clippers, e Glenn Robinson III, do Indiana Pacers, são os outros desafiante­s. OUTROS DUELOS Além do torneio de enterradas, a noite de sábado do NBA All-Star também reserva as disputas de habilidade e arremessos de três pontos.

Recordista em conversões da linha de três em um só jogo da história da liga (13), Stephen Curry não estará na disputa, após cinco anos de participaç­ões consecutiv­as.

Antes do último evento, o armador avisou que se fosse derrotado não entraria mais na disputa. O seu companheir­o de Golden State Warriors, Klay Thompson, derrotou-o e ele cumpriu sua palavra.

Thompson é favorito para o bicampeona­to. Terá como rivais Wesley Matthews, Kemba Walker, C.J. McCollum, Kyrie Irving, Eric Gordon, Kyle Lowry e Nick Young.

No torneio de habilidade­s, a atração é Isaiah Thomas, do Boston Celtics, armador que tem sido um dos mais regulares do ano. Sua ausência no jogo das estrelas foi sentida. NA TV NBA All-Star ESPN

 ?? Barry Gossage - 28.jan.2017/NBA via Getty Images/AFP ?? Derrick Jones Jr. tenta enterrada antes de jogo da NBA
Barry Gossage - 28.jan.2017/NBA via Getty Images/AFP Derrick Jones Jr. tenta enterrada antes de jogo da NBA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil