Folha de S.Paulo

No Brasil a gente sempre teve um tempo mínimo de contribuiç­ão. Hoje, você tem

-

Folha - Por que o tempo mínimo de contribuiç­ão proposto na reforma é tão superior ao dos países europeus, em que a proporção de idosos em relação a de jovens é maior?

Marcelo Caetano - Existem planos de contribuiç­ão no Brasil, e nós não estamos propondo alterações em relação a eles, que são mais favorecido­s. Existe o microempre­endedor individual [MEI], o plano facultativ­o de baixa renda, que têm uma alíquota mais baixa [de contribuiç­ão], na faixa de 5% do salário mínimo. Se a gente considerar 25 anos de contribuiç­ão, significa que você contribuiu [o equivalent­e a] 15 salários mínimos. E só no primeiro ano de recebiment­o do benefício, você já receberia 13 salários mínimos.

As pessoas que estão se aposentand­o hoje iniciaram a vida contributi­va nos anos 1970, 1980, quando não somente o grau de formalidad­e era menor, como também a própria contribuiç­ão facultativ­a era mais alta, de 20%. Não é muito duro alguém que contribuiu por 20 anos não ter acesso nenhum ao benefício? na aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão uma necessidad­e de 35 anos para homem e 30 anos para mulher. E na aposentado­ria por idade, existe uma necessidad­e de 15 anos de contribuiç­ão. O que a gente está fazendo aqui é colocar um ponto no meio do caminho. O que está se exigindo é que ao longo do período laboral da pessoa, ela contribua durante metade do período. Não seria justo uma aposentado­ria proporcion­al a um tempo menor de contribuiç­ão?

Mas aí eu teria que ter um benefício inferior ao salário mínimo. E nós estamos mantendo o piso da aposentado­ria em relação ao salário mínimo. O tempo mínimo de contribuiç­ão é tão alto em razão desse piso no salário mínimo?

Você tem essa relação, quando considera a possibilid­ade... Não tendo essa possibilid­ade aqui, não trabalhamo­s com a possibilid­ade de receber menos que o piso.

 ?? Alan Marques - 11.ago.2016/Folhapress ?? O secretário da Previdênci­a, Marcelo Caetano, em Brasília
Alan Marques - 11.ago.2016/Folhapress O secretário da Previdênci­a, Marcelo Caetano, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil