Folha de S.Paulo

Aficionado por rochas, livros e pelo Universo

- CIRANO ROCHA LEITE (1941-2017) THIAGO AMÂNCIO

Junto das coleções de insetos e selos, havia uma de que o menino Cirano Leite se orgulhava mais: a de pequenas pedras que catava por onde ia.

Não deu outra. Influencia­do pelo amigo de seu pai Aziz Ab’Saber, renomado geógrafo brasileiro, estudou geologia na USP (Universida­de de São Paulo), quando a sede do curso ainda funcionava em um palacete na alameda Glete, na região central de São Paulo, ao lado de uma figueira —orgulhava-se de ter feito parte da “turma da figueira”.

Curioso e aventureir­o desde a infância, como definem as irmãs Elizabeth e Mercês, tinha “espírito de cientista”, segundo elas. Assim, seguiu a carreira do pai, Manoel, professor de literatura, e permaneceu na academia, diplomando-se mestre e doutor com estudos sobre as rochas do Triângulo Mineiro.

Tornou-se professor da Unesp (estadual paulista) de Araraquara (a 273 quilômetro­s da capital), onde foi diretor do Instituto de Química e lecionou até se aposentar.

Nunca deixou a educação de lado e, depois da aposentado­ria, trabalhou pela formação de jovens professore­s de ensino médio.

Apaixonado por literatura, tinha Campos de Carvalho e José Luis Borges entre seus autores prediletos.

Ateu convicto, tinha na ponta da língua a resposta do quase burocrátic­o “fica com Deus”: “Eu sempre fiquei bem comigo mesmo”, costumava dizer, lembra Mercês.

Apesar disso, reverencia­va o Universo, contam as irmãs. Morreu no dia 10, noite de eclipse lunar, aos 75 anos, após complicaçõ­es decorrente­s de um câncer. Deixa a mulher, três filhos e netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil