Folha de S.Paulo

Palmeiras goleia Linense e mira clássico contra o Corinthian­s

-

PAULISTA

Após críticas, vitória rende elogios ao técnico Eduardo Baptista

O Palmeiras goleou o Linense por 4 a 0 no estádio Fonte Luminosa em Araraquara, pela quarta rodada do Campeonato Paulista neste domingo (19), e ganhou moral para seu primeiro clássico da temporada: contra o Corinthian­s na próxima quartafeir­a (22), no Itaquerão.

A vitória também aliviou a situação do técnico Eduardo Baptista, que vinha sendo criticado por torcedores nos últimos dois jogos da equipe. Ante o São Bernardo, na última quinta (16), ele foi vaiado por integrante­s da organizada Mancha Alvi Verde.

O clássico entre Corinthian­s e Palmeiras costuma ser divisor de águas para treinadore­s das equipes.

Em 2016, Cristóvão Borges caiu do comando corintiano, em 17 de setembro, após derrota por 2 a 0 em casa, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro.

Para o duelo de quarta, os técnicos chegam com desconfian­ça de suas torcidas, apesar da vitória nas partidas anteriores —o Corinthian­s derrotou o Audax por 1 a 0 no sábado (18). Das arquibanca­das, Fabio Carille tem ouvido que, em caso de resultado negativo, “o pau vai quebrar”.

No Palmeiras, Eduardo Baptista carrega a responsabi­lidade de obter, nesta temporada, um desempenho tão bom quanto o de seu antecessor, Cuca, que comandou o clube no título do Campeonato Brasileiro em 2016.

Nos últimos dois jogos no ano, torcedores no estádio gritavam para ele: “ô, Eduardo, preste atenção, nossa torcida quer gritar ‘é campeão’”.

A vitória não só foi a primeira do Palmeiras jogando fora de casa em 2017, como foi a segunda em sequência no ano. A equipe apresentou entrosamen­to em campo e ainda superou o fato de perder o meia Moisés, substituíd­o por contusão.

Na segunda partida pelo time em 2017, o jogador sentiu o joelho esquerdo após dividida com o volante Zé Antônio, do Linense. Ele foi retirado de campo chorando bastante, o que preocupou os médicos do clube. O palmeirens­e vinha se recuperand­o de uma cirurgia feita no ano passado.

Apesar da forte marcação dos anfitriões, a equipe da capital criou boas oportunida­des nos primeiros 12 minutos de jogo. Na primeira, Willian errou sozinho após a bola sobrar na marca do pênalti. Na outra chance, Dudu parou no goleiro Victor Golas depois de chute de fora da área.

Aos 23 minutos, o Palmeiras abriu o placar. Willian finalizou rasteiro, depois de receber passe de Dudu por entre os zagueiros do Linense, que se atrapalhar­am em afastar a bola da grande área.

Na sequência, após lançamento do goleiro Fernando Prass, Willian ajeitou de cabeça para Dudu, que devolveu a bola para o atacante servir o meia Raphael Veiga. Ele anotou o segundo gol da partida aos 26 minutos.

No início do segundo tempo, Michel Bastos aproveitou a bola desviada pela defesa do Linense após cobrança de falta para marcar de cabeça o terceiro do Palmeiras. Ele e Willian fizeram os primeiros gols desde que chegaram ao clube, neste ano.

A equipe seguiu superior em campo, administra­ndo o resultado e foi pouco incomodada. Buscou ficar com a posse de bola no ataque e apostou nos contragolp­es para manter a vantagem.

O atacante paraguaio Lucas Barrios, que entrou no lugar de Willian, tabelou com Dudu e fechou o resultado a oito minutos do fim do jogo.

 ?? Thiago Calil/Photopress ?? Raphael Veiga (à dir.) comemora com o meia Dudu o segundo gol contra o Linense
Thiago Calil/Photopress Raphael Veiga (à dir.) comemora com o meia Dudu o segundo gol contra o Linense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil