Folha de S.Paulo

Mas agora com status de estrela após fazer a sua melhor temporada em 2016.

-

O Aberto do Rio, principal torneio de tênis da América do Sul atualmente, começa nesta segunda (20) em uma encruzilha­da.

Ao mesmo tempo em que é o único dos quatro eventos do continente que dá 500 pontos no ranking ao vencedorec­onsegueatr­airpelomen­os dois jogadores do top 10 há quatro anos, também encontra dificuldad­es para continuar crescendo.

No ano passado, o Aberto do Rio teve a sua chave mais forte, com três tenistas entre os dez melhores do ranking e oito do top 30. Em 2017, serão dois e seis, respectiva­mente.

Oprincipal­nomedaediç­ão é o japonês Kei Nishikori, 27, quinto colocado no ranking e dono de 11 troféus na carreira. O austríaco Dominic Thiem, 23, número 8 do mundo, participap­elosegundo­anoseguido, PISO O Aberto do Rio é o terceiro de quatro torneios sulamerica­nos de saibro realizados em semanas seguidas — Quito, Buenos Aires e o Aberto do Brasil, em São Paulo, são os outros.

Após essa sequência, vêm os Masters 1.000 de Miami e de Indian Wells, que estão entre os eventos mais importante­s do calendário e são jogados em quadra dura.

Por esse motivo é comum que em fevereiro atletas da elite optem por competir em condições parecidas na Europa ou no torneio de Dubai, por exemplo, que também tem premiação maior.

Uma possível mudança do saibro para a quadra dura está nos planos do Rio, mas para isso seria necessário ter autorizaçã­o da ATP, que ainda não foi concedida.

“Acredito que seria positiva para o torneio e para o tênis na América do Sul. Atrairia mais jogadores e continuari­a a fazer o evento crescer. Já pleiteamos este ano, mas mudar só o Rio não faria sentido, teria que mudar outros torneios, o que foge do nosso controle”, diz Luiz Carvalho, diretor do torneio.

Procurada, a ATP não informou detalhes sobre o pedido feito pelo torneio.

Caso a mudança seja aceita para 2018, o centro de tênis do Parque Olímpico da Barra seria candidato natural a receber o evento. A forma de administra­ção do espaço, porém, continua indefinida. INGRESSOS Ainda há ingressos para todos os dias de competição. Informaçõe­s sobre preços e horários estão no site rioopen. com/ingressos.

 ?? Agustin Marcarian/19.fev.2017/ AP Photo ?? O japonês Kei Nishikori, quinto colocado no ranking, é o principal nome do Aberto do Rio
Agustin Marcarian/19.fev.2017/ AP Photo O japonês Kei Nishikori, quinto colocado no ranking, é o principal nome do Aberto do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil