Folha de S.Paulo

Estudioso acha registro de Proust em filme

Autor de ‘Em Busca do Tempo Perdido’ aparece descendo uma escada em filme de casamento de amigo, em 1904

- FILLIPE MAURO

Para pesquisado­res, achado de canadense permite tecer ligação entre escritor e seu protagonis­ta, Swann FOLHA

1904. Um jovem adulto, na faixa de seus 30 anos, magro, desce escadarias apressado enquanto segue adiante o cortejo de um casamento.

Os convidados pertencem à elite parisiense da “belle époque”. Trazem estampada no corpo, com faixas, insígnias militares e frondosos vestidos, a imagem de uma aristocrac­ia em luta contra a própria extinção após um século de ascensão burguesa.

Nesse ambiente, ele chega a parecer mais moderno e até exótico. À cartola, prefere o chapéu-coco. No lugar do fraque, veste um sobretudo mais claro, à inglesa.

Foi dessa maneira, ao longo de breves cinco segundos, que uma imagem em movimento do escritor francês Marcel Proust, autor do ciclo de romances “Em Busca do Tem- po Perdido”, se revelou pela primeira vez ao mundo.

A descoberta, publicada no início de fevereiro em artigo da “Revue d’Études Prousti- ennes”, é mérito do canadense Jean-Pierre Sirois-Trahan, que mergulhou nos arquivos do CNC (Centro Nacional de Cinema da França).

O “espectro” Proust, como o pesquisado­r apelidou a passagem sorrateira do escritor pelas imagens, figura em uma cena de todo especial. O filme, com pouco mais de um minuto, reúne cenas do casamento de Armand de Guiche, amigo íntimo de Proust, e Elaine Greffulhe, fi- lha da condessa Greffulhe, de quem o autor ao longo da vida absorveu inúmeros tra- ços para compor as mais diversas figuras femininas de seu romance —dentre elas a princesa Oriane de Guermantes.

Foi com base em hipóteses e pistas levantadas por biógrafos da condessa de Greffulhe que o pesquisado­r canadense conseguiu desenterra­r o filme de 35 milímetros.

Sirois-Trahan é professor na Universida­de Laval, no Québec, onde vários estudos têm sido empreendid­os com o objetivo de alargar a com- preensão da obra de Proust e de sua biografia.

Para ele, ao assistir essas imagens, “estamos dentro do mundo dos Guermantes”, a família com a qual se relaciona o narrador de “Em Busca do Tempo Perdido” e que tanto alimenta seu fascínio.

A seu ver, as imagens ligam tanto a figura de Proust a seus personagen­s que ele se questiona se o diletante Charles Swann não seria um “autorretra­to” do autor.

O brasileiro Yuri Cerqueira dos Anjos, pesquisado­r também ligado à Universida­de La- val, se entusiasma mais com a descoberta em si do que pro- priamente com o conteúdo.

“O material é brevíssimo, mas chama muita atenção como o vídeo viralizou. Mostra que Proust ainda está vivo não só no imaginário francês mas também no de uma vasta comunidade”, diz.

A rapidez como o vídeo se disseminou levou a imprensa francesa a falar em um “frisson no universo proustiano”.

O momento faz lembrar a alegria da crítica literária brasileira quando o IEB (Instituto de Estudos Brasileiro­s), da USP, anunciou a descoberta de gravações com a voz do poeta Mário de Andrade num disco de alumínio.

Por outro lado, esse frisson não comove estudiosos como Etienne Sauthier, autor de uma longa tese sobre a recepção e circulação da obra de Proust no Brasil.

Ele vê graça em todo o fascínio pelo “espectro” de cinco segundos e diz torcer para que descoberta­s como essa, acima de tudo, encorajem o grande público a ler a obra do escritor francês.

“Afinal, o que ele escreveu é maior do que ele próprio e talvez seja até por isso que ele passa diante das câmeras tão rápido, quase se desculpand­o”, afirma.

Proust, logo ele, sempre visto por seus principais biógrafos como um dândi, a certa altura parece se apressar para se esquivar do registro.

Bem menos egocêntric­o do que uma leitura superficia­l pode apontar, seu narrador também está sempre a se recolher das multidões para melhor poder observar, contemplar e se recordar.

 ??  ?? Reprodução da imagem de Marcel Proust (de casaco claro e chapéu-coco) no casamento de seu amigo Armand de Guiche e Elaine Greffulhe, em 1904
Reprodução da imagem de Marcel Proust (de casaco claro e chapéu-coco) no casamento de seu amigo Armand de Guiche e Elaine Greffulhe, em 1904

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil