Folha de S.Paulo

RENATA ROSA

-

Renata Rosa é cidadã do mundo. No caso, uma tocadora de rabeca que já se apresentou em mais de 200 palcos pelo mundo. E o desta quinta (23) é no Itaú Cultural.

A cantora e compositor­a mostra no show as músicas do terceiro disco, “Encantaçõe­s”. Enquanto os dois primeiros, “Zunido da Mata” (2002) e “Manto dos Sonhos” (2008), são atrelados a ritmos nordestino­s, como maracatu e coco, este é mais “aberto”.

“Antes eu fiz um mergulho grande no que estava vivendo em Pernambuco”, diz Renata à Folha. “Neste disco tem espaço para outras influência­s que eu já levava comigo, como a música clássica.”

Nascida em São Paulo, ainda adolescent­e ela passava férias com índios cantores em Alagoas, depois viveu temporadas em Pernambuco e foi atriz para o diretor de teatro iraniano Massoud Saidpour no Rio e nos Estados Unidos.

Nos anos seguintes, fez projetos pela Europa e foi a vários festivais de música, entre eles na França, Hungria, Noruega e Eslováquia.

O diretor Luiz Fernando Carvalho a escalou no elenco da minissérie global “A Pedra do Reino” (2007). Ele gosta tanto do trabalho de Renata que deu músicas dela para que os atores da novela “Velho Chico” escutassem, como exercício de preparação.

Renata tocará hoje sua música singular. “Um crítico francês diz que faço música psicodélic­a”, conta, rindo. QUANDO quinta (23), às 20h ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776 QUANTO grátis (ingressos vão ser distribuíd­os uma hora antes)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil