Folha de S.Paulo

Papa sugere que é melhor ser ateu do que ser um católico hipócrita

- RELIGIÃO

DA REUTERS - O papa Francisco criticou novamente alguns membros da Igreja Católica nesta quinta-feira (23), sugerindo que é melhor ser ateu do que um dos “muitos” católicos que levam o que disse ser uma vida dupla e hipócrita.

Em comentário­s improvisad­os durante sermão de missa privada matinal em sua residência, ele disse: “É um escândalo dizer uma coisa e fazer outra. Isto é uma vida dupla”. “Existem aqueles que dizem ‘sou muito católico, sempre vou à missa, pertenço a isto e a esta associação”, disse o chefe da Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,2 bilhão de membros.

Ele afirmou que algumas dessas pessoas também deveriam dizer: “Minha vida não é cristã, eu não pago aos meus funcionári­os salários apropriado­s, eu exploro pessoas, eu faço negócios sujos, eu lavo dinhei- ro, [eu levo] uma vida dupla”.

“Há muitos católicos que são assim e eles causam escândalos”, disse. “Quantas vezes todos ouvimos pessoas dizerem ‘se esta pessoa é católica, é melhor ser ateu’”.

Desde sua eleição em 2013, Francisco tem dito frequentem­ente a católicos, tanto padres quanto membros não ordenados, para praticaram o que a religião prega.

Em seus frequentes sermões improvisad­os, ele já condenou abuso sexual de crianças por padres como sendo equivalent­e a uma “missa satânica”, disse que católicos na máfia se excomungam, e afirmou a seus próprios cardeais para não se comportare­m como se fossem “príncipes”.

Em menos de dois meses após sua eleição, ele disse que os cristãos devem ver ateus como pessoas boas, caso eles sejam boas pessoas.

 ?? Osservator­e Romano/AFP ?? O papa Francisco durante uma audiência no Vaticano
Osservator­e Romano/AFP O papa Francisco durante uma audiência no Vaticano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil