Folha de S.Paulo

Grávida dá à luz gêmeos seis meses depois de ter morte cerebral, no Paraná

- AMANDA AUDI

FOLHA, médicos que tornaram possível que uma mãe pudesse dar à luz gêmeos 123 dias após ter tido morte cerebral por um acidente vascular.

Aos21anose­jámãedeuma menina, Frankielen Zampoli teve um sangrament­o cerebral em 17 de outubro de 2016. Ela estava na nona semana de gestação de um casal de gêmeos. Três dias depois de ser internada, a equipe médica constatou que o cérebro dela havia parado de funcionar. O coração dos bebês, porém, continuava batendo.

Pela lei, o hospital é obrigado a continuar com a gestação, simulando artificial­mente todas as condições de uma gravidez normal.

Foi preciso acompanham­ento 24 horas por dia para garantir que Frankielen mantivesse a pressão, ventilação e nutrição dos bebês. Todos os procedimen­tos foram realizado via SUS no Hospital Nossa Senhora do Rocio.

Uma cesárea de emergência foi feita no último domingo (19). Os bebês nasceram prematuros, mas saudáveis. Anna Vitória nasceu com 1,4 kg e Azaphe, com 1,3 kg. Eles estão na UTI neonatal com cerca de 70% de chances de sobreviver sem sequelas.

“Quando chegaram, a chance de vida era perto de zero. Eles ainda têm uma batalha pela frente, mas nos dão motivação para continuar lutando pra ver eles crescerem bem e com saúde”, diz Flávio Costa Leite, chefe da obstetríci­a, que acompanhou o caso.

Muriel Padilha, o pai dos bebês, carrega no peito um colar com um grande coração vermelho pendurado. Para ele, é o símbolo do coração da esposa. “Ela agora deixa essa inspiração pra todo mundo ver. Olha quanta vida ela deixou”, diz, emocionado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil