Folha de S.Paulo

Tribunal retira cartão dado a corintiano

-

O árbitro Thiago Duarte Peixoto, 37, ficará afastado das competiçõe­s organizada­s pela CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol), de acordo com a Comissão Nacional de Arbitragem.

Peixoto errou ao expulsar o volante Gabriel, do Corinthian­s, durante o clássico contra o Palmeiras, realizado na última quarta-feira (22), no Itaquerão, pelo Paulista.

O jogador não participou do lance que originou sua expulsão. O árbitro achou que o volante tinha puxado o atacante Keno, do Palmeiras. A infração, porém, foi cometida por Maycon.

A decisão do afastament­o do quadro da CBF foi tomada após a FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciar que ele ficará sem apitar por tempo indetermin­ado.

De acordo com nota divulgada pela federação, Peixoto “passará por avaliações técnicas, psicológic­as e físicas, após atuação no clássico entre Corinthian­s e Palmeiras”.

“Vamos respeitar essa determinaç­ão e não vamos escalá-lo nas competiçõe­s organizada­s pela CBF. Ele sabe que o erro tem consequênc­ia. Vai receber orientação e quando estiver liberado, voltará a apitar”, disse o Coronel Marcos Marinho, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da confederaç­ão.

Neste ano, o árbitro havia sido escalado em sete jogos, sendo seis válidos pelo Estadual e um pela Copa do Brasil em período de 21 dias.

Peixoto ainda deverá ser suspenso pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) pelo erro. Nesta quinta-feira (23), Wilson Marquete Júnior, procurador-geral do órgão, afirmou que analisaria o processo e que apresentar­ia denúncia até esta sexta-feira. A pena para o juiz deve variar entre 30 e 360 dias.

Antonio Olim, presidente do TJD, classifico­u o erro do árbitro como “inconteste” e uma falha “grotesca”.

Em 2015, o árbitro Flávio Guerra foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por 100 dias por um falha semelhan- te. Ele marcou pênalti do lateral Zeca no atacante Vágner Love durante o clássico entre Corinthian­s e Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro, mas se confundiu e expulsou o zagueiro David Braz. Após recurso, a punição caiu para 60 dias. DESCULPAS Thiago Duarte Peixoto admitiu o equívoco quase duas horas após o encerramen­to do clássico. Em pronunciam­ento, o árbitro, que chorou no vestiário ao saber que tinha ex- pulsado o jogador errado, explicou que quando levantou a cabeça após a jogada, viu Gabriel à sua frente.

“Teve um contra-ataque do Palmeiras. Por segurar o adversário, tenho de aplicar cartão amarelo. Foi o que fiz, mas com o jogador errado. Era o Maycon. Por que me confundo? No momento que o jogador puxa, vem o Pablo e dá uma chegada dura. Fico preocupado e quando levanto a cabeça, vejo o Gabriel na minha frente. Apliquei o cartão erroneamen­te”, disse.

Ele confirmou que foi avisado pelo quarto árbitro, Alessandro Darcie, que Gabriel não tinha dado o carrinho. “Eles acharam que eu estava dando o cartão pela falta do Pablo, mas o cartão foi dado por conta do puxão”, completou.

Apesar de admitir o erro na jogada, Thiago Duarte Peixoto não relatou o equívoco na súmula. Ele apenas escreveu que Gabriel foi “expulso por ter sido advertido anteriorme­nte com cartão amarelo por segurar seu adversário de Em uma mensagem na sua conta oficial no Twitter, o Corinthian­s brincou com a confusão feita pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto durante o clássico contra o Palmeiras. A mensagem mostrava uma foto de Maycon com uma máscara de Gabriel e de Gabriel com uma máscara de Maycon (veja ao lado). “Tudo pronto pro Carnaval! O Maycon sairá de Gabriel; e o Gabriel sairá de Maycon”, diz o texto publicado junto com a imagem. Mais tarde, o clube postou imagens das máscaras, para que os torcedores pudessem recortar e usar no Carnaval. número 27, o sr. Marcos da Silva França [Keno], impedindo um ataque promissor na disputa da bola”.

Já nesta quinta, o árbitro retificou a súmula e admitiu a falha. “Após a partida, em análise de vídeo, constatei que o atleta a ser advertido, por cartão amarelo, por segurar seu adversário impedindo um ataque promissor, é o atleta de nº 30, sr. Maycon de Andrade Barberan, da equipe S. C. Corinthian­s, e não o atleta de nº 05, sr. Gabriel Girotto Franco”, escreveu.

DE SÃO PAULO

O TJD/SP (Tribunal de Justiça Desportiva) alterou uma decisão errada tomada pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto, 37, que apitou o clássico entre Corinthian­s e Palmeiras, realizado na última quarta-feira (22), no Itaquerão.

O órgão concedeu efeito suspensivo ao volante Gabriel, após o advogado do Corinthian­s formalizar um pedido. O jogador foi expulso injustamen­te pelo árbitro na vitória do time sobre o Palmeiras, quarta-feira, no Itaquerão.

Gabriel, que já tinha cartão amarelo, não participou da jogada que resultou na falta sobre o atacante Keno, do Palmeiras, e mesmo assim levou o vermelho. No lance, o palmeirens­e foi puxado pelo volante Maycon, da equipe alvinegra.

Com a anulação do cartão, Gabriel está liberado para atuar no duelo do Corinthian­s contra o Mirassol, no sábado (25), fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

O órgão ainda analisará a cotovelada desferida pelo zagueiro Vitor Hugo, do Palmeiras, em Pablo, aos 45 minutos do segundo tempo. O defensor palmeirens­e, que estava na área adversária para tentar o gol de empate, acertou o rival próximo do rosto antes da cobrança de lateral.

Vitor Hugo sequer foi punido pelo árbitro com cartão amarelo. A jogada também não foi relatada na súmula da partida.

Nesta quinta, o zagueiro do Palmeiras pediu desculpas publicamen­te.

“Nem consegui dormir depois da situação do lance que aconteceu com o Pablo. Quero pedir desculpa a ele, a todos os familiares, torcedores que gostam de um futebol bonito, um jogo limpo, e não mereciam ver isso. Espero que vocês possam me perdoar”, afirmou o zagueiro.

Caso a denúncia seja feita, Vitor Hugo deverá ser julgado no dia 6 de março.

Com a vitória sobre o Palmeiras, o Corinthian­s está na ponta do Grupo A, com 12 pontos —quatro a mais que o Ituano. O Palmeiras soma nove pontos.

 ?? Eduardo Knapp-22.fev.2017/Folhapress ?? O árbitro Thiago Duarte Peixoto (no centro) sai do gramado do Itaquerão escoltado por policiais no intervalo da partida
Eduardo Knapp-22.fev.2017/Folhapress O árbitro Thiago Duarte Peixoto (no centro) sai do gramado do Itaquerão escoltado por policiais no intervalo da partida
 ?? Reprodução Twitter/Corinthian­s ?? Maycon (à esq) posa para foto com máscara de Gabriel; Gabriel usa máscara de Maycon
Reprodução Twitter/Corinthian­s Maycon (à esq) posa para foto com máscara de Gabriel; Gabriel usa máscara de Maycon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil