Folha de S.Paulo

Caneta pesada

Comparada a Moro, juíza que decretou prisão de ex-governador em Mato Grosso começou a carreira combatendo traficante­s e já dormiu armada para se proteger; hoje, é criticada por excessos, mas aplaudida nas ruas

- COLUNISTAS DA SEMANA segunda: Celso Rocha de Barros, terça: Mario Sergio Conti, quarta: Elio Gaspari, quinta: Janio de Freitas, sexta: GABRIELA SÁ PESSOA

A mulher do momento em Mato Grosso tinha planos de pular Carnaval no domingo (26). Mas, para isso, precisava levar seu “bloco” particular: Selma Arruda, 54, juíza da 7ª Vara Criminal do Estado, não dá um pulo fora do cordão de seguranças que a cerca 24 horas por dia.

“Ano passado deu um nó danado com os seguranças. Queria ficar mais, mas eles acharam melhor eu voltar para casa”, conta, rindo.

Quatro policiais grandalhõe­s escoltam a juíza de 1,50 metro, que se destaca sobre saltos altíssimos, colares e pulseiras reluzentes. Ganhou a guarda no ano passado.

Foi nessa época que as ameaças a ela ficaram constantes. A juíza decretou a prisão do ex-governador Silval Barbosa (2010-2014), do PMDB, e de outros poderosos de Mato Grosso, investigad­os pela Operação Sodoma.

Apelidada de Lava Jato pantaneira, apura desvio em compras de terrenos, fraude em licitações e propina para cobrir custos de campanha.

São tramas que se desenrolam com delações premiadas, conduções coercitiva­s, intercepta­ções telefônica­s e prisões preventiva­s.

Os juízes que escrevem as decisões das duas operações têm perfil parecido: “caneta pesada”, na visão dos advogados de defesa da Sodoma.

Como Sergio Moro, Selma Arruda é conhecida por ser dura e não hesitar em manter prisões preventiva­s.

A magistrada diz que é uma “falácia” que o Brasil encarcera demais, é contrária às audiências de custódia (“um absurdo, o cara entra numa porta e sai pela outra e não entende nada que está acontecend­o”) e defende penas duras.

Também como Moro, virou celebridad­e no Estado. É aplaudida na rua e reconhecid­a e apoiada por nove em dez cuiabanos com quem a reportagem conversou.

A juíza recebe cumprimen-

 ?? Rai Reis/Folhapress ?? A juíza Selma Arruda, que decretou a prisão de políticos, em seu gabinete em Cuiabá
Rai Reis/Folhapress A juíza Selma Arruda, que decretou a prisão de políticos, em seu gabinete em Cuiabá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil