Folha de S.Paulo

ACIDENTÓDR­OMO

Acidentes em série que deixaram ao menos 30 feridos são os mais graves em 33 anos do Sambódromo do Rio e põem em xeque modelo grandioso de desfiles de escolas de samba num dos principais eventos turísticos do país

- QUARTA-FEIRA, 1° DE MARÇO DE 2017

Alegorias criativas, fantasias luxuosas, coreografi­as e efeitos especiais de um trabalho artístico construído ao longo de um ano foram ofuscados no Carnaval de 2017 na Marquês de Sapucaí pela passagem de ambulância­s.

Mais do que atrapalhar os desfiles, uma série de acidentes por dois dias seguidos envolvendo carros alegóricos de escolas de samba deixaram ao menos 30 feridos no Sambódromo­doRio,expondofra­gilidades e colocando em xeque a segurança e a grandiosid­ade de um dos principais eventos turísticos do país.

Dois dos episódios foram classifica­dos pela própria Liesa (Liga Independen­te das Escolas de Samba) como os mais graves “em 33 anos da existência do sambódromo” e tiveram repercussã­o na imprensa internacio­nal.

Num deles, parte do carro alegórico da Unidos da Tijuca desabou, na madrugada de terça (28), derrubando destaques a 6 metros de altura e ferindo ao menos dez pessoas.

Em outro, um carro desgoverna­do da Paraíso do Tuiuti atropelou 20 pessoas no domingo (26). Cinco vítimas seguiam internadas no hospital. Maria de Lurdes Maura Ferreira, 58, que fraturou as duas pernas e sofreu traumatism­o craniano, respirava com auxílio de aparelhos.

Na Mocidade Independen­te de Padre Miguel, a destaque do alto de um carro foi levada ao chão após uma alegoria quebrar. Na União da Ilha, houve perda de controle e direçãodec­arroalegór­ico—sem feridos, mas deixando assustados foliões quase espremidos nas grades laterais.

Pesquisado­res afirmam que a sequência de acidentes é um marco no atual modelo de grandes carros alegóricos, que surgiu nos anos 1980.

“Seria o momento de rever esse conceito de gigantismo do Carnaval do Rio. A inseguranç­a está muito ligada a isso. Num Carnaval excessivam­ente caro, e as escolas tentandoma­nteresselu­xodemasiad­o, às vezes negligenci­am em outros setores”, diz o historiado­r Luiz Antônio Simas.

De outro lado, carnavales­cos passaram a cobrar mu-

 ??  ?? Ambulância passa em meio a membros da Unidos da Tijuca
Ambulância passa em meio a membros da Unidos da Tijuca
 ?? Marcelo Theobald/Agência O Globo ?? No domingo (26), veículo da Paraíso do Tuiuti bateu em grade, ferindo 20 pessoas
Marcelo Theobald/Agência O Globo No domingo (26), veículo da Paraíso do Tuiuti bateu em grade, ferindo 20 pessoas
 ?? Douglas Shineidr/UOL ?? Também na segunda, carro da União da Ilha quase bateu na entrada do sambódromo
Douglas Shineidr/UOL Também na segunda, carro da União da Ilha quase bateu na entrada do sambódromo
 ??  ?? Topo de alegoria da Unidos da Tijuca despencou, deixando 10 feridos na segunda (27)
Topo de alegoria da Unidos da Tijuca despencou, deixando 10 feridos na segunda (27)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil