Folha de S.Paulo

SÃO PAULO Acadêmicos do Tatuapé ganha título inédito

Escola da zona leste homenageou a África e superou Dragões da Real; Águia de Ouro e Nenê foram rebaixadas

-

De maneira inédita, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé foi a vencedora do Grupo Especial do Carnaval 2017 de São Paulo. A agremiação da zona leste, fundada em 1952, levou para a avenida o enredo “Mãe África”.

O título foi decidido no último quesito, samba-enredo. A escola atingiu 269,7 pontos, de 270 possíveis.

A Dragões da Real, que também nunca foi campeã, liderava a disputa até o último critério, quando levou duas notas 9,9. As duas escolas acabaram com a mesma pontuação, mas o quesito de desempate —exatamente o samba-enredo— garantiu a vitória da escola azul e branca.

O grupo do Tatuapé havia ficado em segundo lugar no ano passado, sendo superada na ocasião pela Império de Casa Verde. Apontada como uma das favoritas deste ano, a Império ficou em quarto lugar. Vai-Vai terminou na terceira posição.

A agremiação do Tatuapé foi a quarta escola a entrar na avenida na sexta-feira (24), primeiro dia de desfiles do Grupo Especial no sambódromo do Anhembi.

O desfile celebrou o povo africano, suas festas e tradições. Um dos carros fazia uma homenagem às religiões do continente. O último trazia uma alusão ao Zimbábue, com elefantes, zebras e leões.

“Ninguém sabe fazer mais festa que o povo africano, e o nosso enredo era sobre a África”, disse Eduardo Santos, presidente da agremiação

Com 65 anos de história, a escola surgiu com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel —alterado em 1964 para a denominaçã­o atual. Mas foi a partir de 2010 que a escola começou a se destacar no Carnaval paulistano.

Naquele ano, ganhou o equivalent­e à terceira divisão do samba. Em 2012, cantando enredo sobre Leci Brandão, a madrinha da escola, que abriu o desfile deste ano, conseguiu o segundo lugar do Grupo de Acesso.

Depois do vice no ano passado, chega agora ao topo do Grupo Especial. “O título é da nossa comunidade, do nosso barracão”, disse Santos.

O resultado do desfile de 2017, com duas escolas sem histórico de títulos na liderança, ocorre no mesmo ano em que o regulament­o dos jurados foi alterado. Todos os 36 membros do júri são estreantes e foram escolhidos a partir de seus currículos.

A apuração foi emocionant­e, com oscilações na liderança. Após cinco dos nove quesitos avaliados, Império estava na frente e a escola campeã, ainda em quarto.

Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde foram as duas últimas colocadas e acabaram rebaixadas para o Grupo de Acesso. Subiram a X-9 Paulistana e a Independen­te. (EDUARDO GERAQUE, SIDNEY GONÇALVES DO CARMO E WALTER PORTO)

 ??  ?? Integrante­s da comemoram título da Acadêmicos do Tatuapé, campeã do Carnaval de São Paulo pela 1ª vez, na quadra da escola; em primeiro plano, troféu recebido pela agremiação
Integrante­s da comemoram título da Acadêmicos do Tatuapé, campeã do Carnaval de São Paulo pela 1ª vez, na quadra da escola; em primeiro plano, troféu recebido pela agremiação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil