Folha de S.Paulo

Participaç­ão de turistas em blocos triplicou, diz pesquisa da prefeitura

- SÃO PAULO

DO “AGORA” - A participaç­ão de turistas em relação ao total do público no Carnaval de rua de São Paulo mais do que triplicou em relação ao ano passado, segundo pesquisa feita pela SPTuris (empresa responsáve­l pelo turismo ligada à Prefeitura de São Paulo).

Em 2016, a fatia de pessoas de fora da capital paulista no Carnaval de rua era de 3,2%. Neste ano, o percentual aumentou para 9,7%. O aumento é de 203,1%, ou seja, pouco mais do que o triplo.

A pesquisa também foi feita entre o público do sambódromo do Anhembi. Lá, a participaç­ão de turistas era de 7,7% em 2016 e subiu para 20,6% neste ano (variação de 167,6%).

Como a SPTuris não divulgou o número total de foliões entrevista­dos (só os percentuai­s), não é possível concluir, com base apenas nos dados, que o número total de turistas aumentou neste ano —o que teve cresciment­o foi a participaç­ão sobre o todo.

Outros números, porém, também sugerem que houve mais foliões de outras cidades neste Carnaval.

A SPTuris também perguntou se o entrevista­do recebeu amigos ou parentes de fora de São Paulo por causa do Carnaval. No sambódromo, 1,3% disse que sim em 2016 e 11,1%, neste ano. No Carnaval de rua, a taxa foi de 2,7% a 13,2%.

O gasto médio também aumentou no sambódromo: de R$ 617 para R$ 957. O mesmo dado sobre foliões de blocos não foi divulgado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil