Folha de S.Paulo

Maioria não sabe os atletas do time para o qual torce

São-paulinos são os menos informados sobre o elenco do seu clube

- ALEX SABINO

DATAFOLHA

A maioria dos torcedores de Corinthian­s, Palmeiras, São Paulo e Santos que moram na capital não conhece nenhum jogador do seu time.

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre 8 e 9 de fevereiro aponta que o desconheci­mento mais acentuado está entre os são-paulinos.

Diante do pedido para citar três jogadores que atuam na sua equipe de preferênci­a, 60% deles admitiram não saber e outros 9% respondera­m, mas não acertaram nenhum nome, totalizand­o 69% de entrevista­dos que não conheciam atletas da equipe.

Fãs dos demais clubes considerad­os grandes no Estado não se saíram muito melhor. Entre palmeirens­es, o desconheci­mento atinge 64%. Mais do que os 57% dos santistas e 54% dos corintiano­s, somados os que não sabiam ou erraram todas as respostas.

O maior desconheci­mento está entre as mulheres entrevista­das e varia entre as que se declararam são-paulinas (89%) e as corintiana­s (74%).

Além disso, 86% das mulheres palmeirens­es não conseguira­m citar nenhum jogador ou erraram os nomes.

Entre o público masculino, a menor taxa de conhecimen­to também foi dos são-paulinos. Menos da metade (49%) soube citar alguém que está no grupo treinado por Rogério Ceni. Entre os corintiano­s, os acertos foram em 67% e, entre os palmeirens­es, 58%.

Apesar de o Campeonato Paulista já estar em andamento, os elencos dos clubes ainda estão mudando.

O Corinthian­s anunciou no início de fevereiro a contrataçã­o de Jadson, que já tivera passagem bem-sucedida pela equipe em 2015, quando ganhou o título brasileiro.

O Palmeiras apresentou neste sábado (25) o atacante colombiano Borja, contratado do Atlético Nacional.

O Santos ainda não conseguiu inscrever o meia-atacante Vladimir Hernández, também colombiano. O principal reforço do São Paulo foi o atacante argentino Lucas Pratto, que veio do Atlético-MG.

Ainda assim, as quatro equipes mantêm jogadores titulares da temporada passada, mesmo que não estejam marcados na memória da maioria dos torcedores entrevista­dos pelo Datafolha. OS MAIS LEMBRADOS Cássio e Fernando Prass, dois goleiros, são os campeões de popularida­de, de acordo com a pesquisa Datafolha.

O corintiano foi lembrado por 32% dos entrevista­dos que citaram atletas da equipe. O palmeirens­e, por 27%.

Os mais mencionado­s pelos torcedores de Santos e São Paulo foram, respectiva­mente, Ricardo Oliveira (22%) e Rodrigo Caio (17%).

Entre os citados de forma equivocada o mais lembrado foi Rogério Ceni, ex-goleiro que se aposentou em 2015 e que hoje é técnico do São Paulo, com 7% das menções de torcedores do clube entrevista­dos pelo Datafolha. Lucas Veríssimo Yuri Zeca Thiago Maia Renato Lucas Lima Vitor Bueno Ricardo Oliveira Copete Cleber Rodrigão Leandro Donizetti David Braz Gustavo Henrique Luiz Felipe Sidão Denis Buffarini Rodrigo Caio Maicon Júnior Tavares Bruno Thiago Mendes João Schimidt Cueva Cícero Luiz Araújo Neilton Gilberto Wellington Nem Chávez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil