Folha de S.Paulo

Há 20 anos na estrada, Spoon se populariza

Grupo americano que ocupa 1º lugar da década em site de avaliações críticas toca neste mês no South by Southwest

- AURÉLIO ARAÚJO

Quarteto lança nono álbum, ‘Hot Thoughts’, durante megafestiv­al em Austin, Texas, cidade natal da banda FOLHA

O grupo americano Spoon chega ao nono disco da carreira, “Hot Thoughts”, numa situação curiosa: após duas décadas na estrada, só agora começa a ficar mais popular.

Os últimos três álbuns da banda chegaram ao top 10 das paradas dos Estados Unidos, alcançando posições sucessivam­ente mais altas.

O oitavo álbum, “They Want My Soul”, de 2014, foi o melhor colocado e chegou a alcançar o quarto lugar.

“Agora o sistema de cálculo da Billboard foi alterado, então duvido que ‘Hot Thoughts’ consiga chegar lá”, diz, desconfiad­o, o vocalista Britt Daniel, em entrevista por telefone à Folha.

Ao lado dele, formam o Spoon o baterista Jim Eno, o baixista Rob Pope e o guitarrist­a Alex Fischel.

Daniel, que é também o principal compositor da banda, conta que “Hot Thoughts” levou pouco mais de um ano e meio para nascer.

Ele diz que, quando começou a compor as novas canções, em 2015, não se sentia bem com “o que estava acontecend­o com o mundo”. “Mas fiquei muito inspirado.”

O vocalista recorda que, na época, Donald Trump não havia ainda sequer vencido as primárias do Partido Republican­o nas eleições americanas. No entanto, suas declaraçõe­s controvers­as já dominavam o noticiário.

Segundo Daniel, uma das canções do álbum, “Tear It Down”, surgiu justamente após a promessa de Trump de construir um muro na fronteira dos EUA com o México.

A música, um rock ao piano, fala sobre um muro construído entre duas pessoas. “Sem chances, vou derrubálo”, diz a letra.

“Na época, fiquei preocupado, porque pensei que a canção estaria datada e velha quando fosse lançada. Quem poderia imaginar?”, afirma ele, recordando que naquele momento não havia no horizonte uma real expectativ­a de que Trump chegasse à Casa Branca. SHOWS O México, aliás, é um dos países no qual o Spoon pretende voltar a se apresentar —assim como Brasil, Argentina e Chile.

Nesses locais, segundo Daniel, a banda realmente sentiu sua popularida­de crescer com os últimos álbuns.

Não são apenas fãs que o Spoon tem conquistad­o. O grupo foi o mais bem avaliado da última década no site Metacritic.

O site reúne pontuações e avaliações dadas por críticos de diversos veículos especializ­ados na internet e, por meio deles, calcula uma espécie de “nota definitiva” para cada disco.

Daniel, porém, diz não crer que esse cálculo seja “muito apurado”. “Mas é um bom sinal, devemos estar acertando em alguma coisa.”

Os frutos desse acerto são refletidos em ações como a do festival South by Southwest deste ano, que convidou o Spoon para se apresentar durante três noites neste mês.

O festival acontece em Austin, cidade natal da banda, que retornará a um dos primeiros palcos no qual se apresentou, entre 14 e 16 de março —mesma semana para a qual está marcado o lançamento de “Hot Thoughts”. ARTISTA Spoon GRAVADORA Matador QUANTO US$ 11,99 (cerca de R$ 37), em store.matadorrec­ords. com/hot-thoughts

 ?? Divulgação ?? O vocalista Britt Daniel (encarando a câmera), com os outros membros do Spoon
Divulgação O vocalista Britt Daniel (encarando a câmera), com os outros membros do Spoon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil