Folha de S.Paulo

BATE-REBATE Humor é o único modo de enfrentarm­os nossa existência absurda

-

Autor de comédias irônicas, o espanhol Jordi Galceran, 52, ganhou a alcunha de “rei do humor negro”. Mas vê sua comicidade (“única forma de enfrentarm­os nossa existência absurda”) nascer da dor.

O dramaturgo fez fama com “O Método Grönholm” (2003), sobre o desumano das relações. Voltou ao tema em “O Crédito”, que ganha versão brasileira nesta sexta (3), com direção de Isser Korik e André Mattos e Leonardo Miggiorin no elenco. A trama com contornos de absurdo traz um homem que, desesperad­o, pede Você fala da peça como uma comédia romântica. Por quê?

A concessão do crédito é apenas um pano de fundo. O que importa é o que estamos dispostos a fazer para não perder nossa posição. E, para alguns homens, a sua mulher faz parte também de uma posição social, de um status [na peça, o cliente, entre outras situações absurdas, ameaça transar com a mulher do gerente do banco caso este não lhe conceda o crédito]. restante seu trabalho?

Afetou minha conta bancária. E isso me deixou mais livre para escrever o que tenho vontade. Graças a ela, escrevo pouco e tento que cada comédia seja especial. Tarefa nada fácil. Nos seus trabalhos, você fala muito do desumano, mas com humor. Vê a comédia como remédio para males humanos?

O humor é a única maneira de enfrentarm­os essa nossa existência absurda. A vida é dura e no fim morremos. Diante disso, só nos resta lidar com ela com senso de humor. Você é chamado de “rei do humor negro”. De onde vem a comicidade de suas peças?

O humor nasce da dor. A história de uma boa comédia também deve servir para um drama. É só uma questão de mudar o tom. Pense nas comédias de que mais gostou: os personagen­s sempre sofrem. QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 20h e 22h; dom., às 20h; até 28/5 ONDE Teatro Folha - shopping Pátio Higienópol­is, av. Higienópol­is, 618, tel. (11) 3823-2323 QUANTO R$ 40 a R$ 60; 14 anos

 ?? Lenise Pinheiro/Folhapress ?? Mattos (em pé) e Miggiorin na montagem de ‘O Crédito’
Lenise Pinheiro/Folhapress Mattos (em pé) e Miggiorin na montagem de ‘O Crédito’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil