Folha de S.Paulo

Foi vereador de São Paulo por mais de 40 anos

- THIAGO AMÂNCIO ALIZA GUNDI CATTACH - Aos 88, viúva. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã. MARK DAMMANN - Nesta quinta (16), ao meio-dia, na Igreja N. Sra. do Perpétuo

A primeira vez que João Brasil Vita entrou na Câmara Municipal de São Paulo como vereador, em janeiro de 1960, o prefeito era Ademar de Barros e 3,8 milhões de pessoas moravam na cidade, que nem sonhava em ter a avenida Faria Lima ou o Minhocão.

A última vez que pisou lá como legislador, em setembro de 2004, a prefeita era Marta Suplicy e a capital tinha quase 12 milhões de habitantes.

Vita foi o vereador mais longevo da cidade. Participou de dez legislatur­as (duas como suplente), sendo presidente da Câmara e até prefeito de São Paulo por dez dias, em 1973, quando assumiu de forma interina depois que José Carlos de Figueiredo Ferraz foi exonerado pelo governo.

Passou por diferentes partidos: Arena, PDS, PTB, e PP —de Paulo Maluf, de quem era considerad­o próximo. Em 2000, atuou para barrar o processo de impeachmen­t do ex-prefeito Celso Pitta.

Em um protesto contra o presidente Getúlio Vargas, em 1943, enquanto estudava na Faculdade de Direito da USP, levou um tiro no peito, conta o primo Jayme, e carregou a bala alojada no corpo.

Voltou a atuar como advogado criminalis­ta depois que deixou a política e trabalhou na área até o fim da vida.

São-paulino, era conselheir­o do clube e ocupou cargos na diretoria do time.

Manteve boa saúde até dezembro, quando quebrou a perna após uma queda, o que acarretou uma série de complicaçõ­es. Morreu no último sábado (11), aos 94, deixando um filho e um neto.

A missa de sétimo dia acontece na próxima segunda (20), às 19h30, na igreja N. Sra. Achiropita, em São Paulo. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil